5ª edição do Concafé em Rondônia tem 14 indígenas de três etnias na disputa

Mais de 200 cafeicultores de 30 municípios se inscreveram no concurso. Etapa de análise sensorial deve ser realizada entre os dias 14 e 19 de setembro em Cacoal.

335

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) recebeu mais de 200 inscrições na 5ª edição, realizada em 2020. Dessas, 14 são de indígenas das etnias Suruí, Aruá e Tuparí. A informações foram divulgadas pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (11).

Participam 214 cafeicultores, sendo 35 mulheres, com amostras de 30 municípios do estado. Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste e Seringueiras tiveram os maiores números de inscritos.

As amostras recebidas passaram por uma triagem e foram codificadas para serem testadas. Os trabalhos de análise de teor de umidade, granulometria e contabilização de defeitos dos grãos encerram nesta sexta (11).

Os grãos são classificados de 2 a 8, sendo o 2 o melhor tipo. Aqueles que apresentarem o tipo 6 ou melhor passam para a próxima etapa da competição, a análise sensorial, que é realizada por profissionais com formação Q Robusta Grader, seguindo protocolo internacional.

Segundo o Governo, as equipes de juízes do concursos são compostas por três profissionais, sendo um de Rondônia, um do Espírito Santo e um do Paraná. A próxima etapa deve ser realizada de 14 a 19 de setembro em Cacoal (RO).