EDUCAÇÃO | Escolas oferecem suporte aos pais durante o período de pandemia

Aprendizado de crianças menores acaba acontecendo de maneira mais livre, durante o dia todo

305

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está incentivando e mobilizando as escolas de educação infantil nesse período de pandemia, enviando propostas de atividades e materiais aos pais.

De acordo com a secretária municipal adjunta de Educação de Porto Velho e especialista em educação infantil, Gláucia Negreiros, no início, da pandemia da Covid-19, os pais com filhos em idade pré-escolar estavam encontrando muitas dificuldades para entender e de como seguir ensinando em casa, com as aulas suspensas.

“As famílias estavam perdidas e sem o apoio da escola. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação teve como preocupação oferecer suporte para estruturar uma rotina para a criança. Orientamos a abertura de espaço para brincadeiras, propondo bastante movimentação física e incluindo a criança na rotina de tarefas da casa”, informou Gláucia.

ATIVIDADES LÚDICAS

Os professores têm enviado vídeos diários com atividades de cinco a dez minutos que propõem experiências lúdicas. E, seguindo a proposta pedagógica da escola, os pais foram orientados a criar ambientes na casa com diferentes propósitos às crianças.

“Um cantinho com almofadas para brincadeiras físicas, um canto das artes, com materiais para desenho, escultura e música e o canto da literatura, com uma lanterna e livros compatíveis com a idade são ferramentas estratégicas para envolver os filhos e, ainda, manter a rotina”, explica Gláucia Negreiros.

Comdecom