Em boletim parcial, Saúde confirma mais uma morte no Acre e números sobem para 36

Idosa de 97 anos estava internada no Hospital do Juruá após ser transferida de Tarauacá. 'Perder alguém da família e não poder ver, dói', diz neto.

259

Mais uma morte no Acre causada pela Covid-19 foi confirmada pela Secretaria de Saúde do estado (Sesacre). Ana Victor de Andrade, de 97 anos, mais conhecida como Nana, estava internada no Hospital do Juruá e morreu na noite desta quarta-feira (6), mas a causa da morte só foi confirmada pela Saúde na manhã desta quinta-feira (7).

Ela é uma das moradoras mais conhecidas da cidade de Tarauacá e foi transferida para Cruzeiro do Sul com a doença, dando entrada na UTI na última terça-feira (5). Desta forma, agora Tarauacá, cidade onde ela morava, tem seu primeiro óbito causado pela doença confirmado. No último boletim de quarta-feira (8), a cidade contabilizava oito casos.

A Sesacre não confirmou se ela tinha outras doenças, mas dona Nana se encaixava no grupo de risco pela idade. O neto dela, o fotógrafo Jardy Lopes disse que a doença é cruel ao citar que nem ao menos poderia se despedir da avó. “Perder águem da família e não poder ver doí. O povo brinca nas ruas”, lamentou.

Das 36 mortes, 31 foram em Rio Branco; três em Plácido de Castro, uma em Acrelândia e uma em Tarauacá.

O boletim mostra ainda que o número de pessoas infectadas pela doença aumentou para 1.014. Os dados são parciais e podem sofrer alteração. No fim da tarde, a Saúde deve divulgar um novo boletim com a distribuição dos novos casos por cidade.

Outras mortes

A Sesacre confirmou mais duas vítimas na manhã de quarta-feira (6). A primeira foi de um preso de Senador Guiomard, de 51 anos, que morreu no dia 1º, mas o exame só atestou a doença agora. Esta foi o primeiro óbito dentro do presídio e também na cidade do interior do Acre.

Já o subtenente da reserva da PM, Francisco Olímpio de Lima, de 62 anos, morreu na noite de terça-feira (5) após ter agravamento no quadro de saúde. Os dois sofriam de outras comorbidades.

Na tarde do mesmo, mais quatro vítimas, que foram confirmadas nesta quarta. Uma aposentada de 63 anos, que morreu no último dia 4, sem comorbidades, e outra de 73 anos, que morreu nesta quarta e apresentava comorbidades.

A quinta morte registrada é de uma mulher de 53 anos, que também morreu nesta quarta e não apresentava comorbidades. Um homem de 35 anos também morreu nesta quarta em Rio Branco e ele não tinha outras doenças.