Com mais de 900 casos de Covid-19 e UPA lotada no AC, entrega de hospital de campanha é adiada novamente

Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que nesta quinta (7) serão feitos os últimos testes para inaugurar a obra.

354

Com quase 950 casos de Covid-19 confirmados no Acre, a entrega das obras do hospital de campanha, instalado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), foi adiada novamente. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco não tem mais vagas para atender pacientes com sintomas da doença.

O Into passa por adaptações para ser o primeiro hospital de campanha do Acre desde o final de março. A data de entrega estava prevista para o dia 15 de abril. A obra não foi concluída e a entrega adiada para o dia 4 de maio. Com isso, a nova data de entrega ficou para a próxima sexta (8).

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que nesta quinta (7) serão feitos os últimos testes para inaugurar a obra.

Porém, o secretário de Saúde do estado, Alysson Bestene, explicou, na terça (5) em entrevista à Rede Amazônica Acre, que as obras enfrentam um problema de exaustão e não pode transferir pacientes para os 11 leitos já disponíveis na unidade.

“Nós já estamos praticamente finalizando a segunda etapa para atender todos os pacientes relacionados ao novo coronavírus nessa unidade”, garantiu.

O Acre atingiu o número de 943 infectados com Covid-19 na quarta (6). O número de mortos pela doença chegou a 35 no estado.

UPA sem leitos

Referência no atendimento de Covid-19, a UPA do Segundo Distrito de Rio Branco não tem mais leitos para internar pacientes com sintomas da doença. A unidade tem apenas 40 leitos ocupados e atende, em média, 200 pessoas por dia.

A unidade passou a atender pacientes com sintomas de Covid-19 a partir do dia 17 de março, logo após o Acre confirmar os primeiros três casos da doença.

Na primeira semana, a UPA atendia de 10 a 20 pacientes. A partir do dia 15 de abril, o número subiu para 150 e atualmente chegou em 200 atendimentos diários.

Para garantir leitos de UTI para os pacientes infectados, a Sesacre tem transferido pacientes, que tratam outras doenças, do pronto-socorro para o Hospital Santa Juliana. É estudada ainda a possibilidade de transferência para a Fundação Hospitalar de Rio Branco (Fundhacre).