Formatura antecipada de alunos de Medicina da Unir é realizada nesta quinta, 7, em RO

Colação de grau atende Medida Provisória 934, do Ministério da Educação, e deve ajudar no combate à Covid-19 em Rondônia. Evento será realizado a distância.

302

Após a Universidade Federal de Rondônia (Unir) autorizar antecipação da formatura dos alunos da 13ª turma curso de Medicina, a cerimônia de colação de grau ficou marcada para esta quinta-feira (7), às 16h. De acordo com a instituição, a decisão atende a um pedido dos próprios alunos.

A antecipação também atende à Medida Provisória 934, de 1º de abril, que determina que “a instituição de educação superior poderá abreviar a duração dos cursos de medicina, desde que o aluno, cumpra no mínimo 75% da carga horária do internato e estágios”.

Com isso, os novos médicos poderão atuar no combate contra a Covid-19 em Rondônia. Até o último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (6), o estado registrava 943 casos confirmados da Covid-19, espalhados por 29 cidades.

Cumprindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cerimônia será feita à distância por meio de transmissão ao vivo.

Pedido de alunos

Estudantes de medicina da Unir foram às redes sociais em meados de abril pedir a antecipação da colação de grau e inclusão no programa do Ministério da Saúde “Brasil Conta Comigo”, voltado aos alunos da área da saúde que desejam cumprir estágios obrigatórios, ajudando no combate da disseminação da doença.

Eles foram para internet após a Unir negar as petições dos estudantes do 12º período de medicina, que visam atuar como voluntários no enfrentamento a Covid-19, e assim cumprir a carga horária do curso.

“A universidade suspendeu nosso calendário acadêmico e estamos sem nossos estágios e sem previsão de retorno. Desde que nossos estágios foram suspensos estamos tentando medidas para que essa paralisação tenha menos impacto na nossa formação e também que a gente possa contribuir de alguma forma para o Brasil nesse período de pandemia”, disse uma das representantes do movimento na época.