Ministério da Saúde diz não ter dados de ao menos 100 mil exames de coronavírus feitos na rede privada

Falta de dados dos laboratórios particulares é um dos fatores que levam a subnotificação. Instituições têm obrigação de notificar Ministério da Saúde.

324

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, anunciou, nesta terça-feira (5), que cerca de 100 mil testes já realizados para a Covid-19 não estão nas contas do Ministério da Saúde. Ele explicou que isso se deve ao fato de alguns laboratórios particulares ainda não estarem colocando os resultados na base de dados do ministério, o que diminui a quantidade de casos confirmados oficialmente.

O secretário explicou que os laboratórios que têm o dever de notificar o ministério sobre os resultados destes exames.

“Nós não temos os dados de todos os laboratórios privados. Pelo menos as grandes redes de laboratórios têm mais de 100 mil exames realizados que não entraram no sistema. Não sei precisar, desses 100 mil, quantos são positivos. Isso é de responsabilidade da instituição e não do ministério. A instituiçao que deve notificar, isso está precisto em uma lei de 1975, a notificação compulsória”. – Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde

No balanço apresentado pela pasta, as 19:00, desta terça-feira(5), são 114.715 confirmados (6.935 mil casos confirmados) e 7.921 mortes no país.