Manaus registra 136 enterros em um só dia e bate recorde desde início de pandemia; números são de mortes em geral, diz Prefeitura

Pico foi registrado nesta terça-feira (21), em cemitérios da cidade. Prefeitura diz que número de enterros correspondem a mortes em geral, e não apenas de vítimas da Covid-19.

508

Manaus teve o maior registro de enterros feitos em apenas um dia, desde o início da pandemia do novo coronavírus, nesta terça-feira (21), quando 136 sepultamentos foram feitos na capital. A informação foi repassada pela Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (22). Segundo a última atualização feita pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), de 2.479 casos confirmados no Amazonas, 1.958 foram registrados em Manaus.

A Prefeitura de Manaus divulgou dados a partir do dia 13 de abril, quando a cidade teve 58 sepultamentos. O maior registro de enterros feitos em um dia havia sido em 19 de abril, quando 122 pessoas foram sepultadas.

Os registros atingiram um novo pico, nesta terça-feira (21), com 136 sepultamentos feitos no mesmo dia em cemitérios da cidade. Ainda conforme a Prefeitura, o número de sepultamentos correspondem a mortes em geral, e não apenas ao novo coronavírus.

De 207 mortes pelo novo coronavírus confirmadas em todo o Amazonas, a maioria dos óbitos é de pacientes de Manaus, com um total de 172. A capital do Amazonas também tem a maioria dos casos confirmados em todo o estado, com 1.958 de 2.479 registros. Outros 44 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen) e 22 foram descartados para o novo coronavírus.

Na última sexta-feira (17), dezenas de covas haviam sido abertas no cemitério para atender o aumento na demanda provocado pelas mortes por Covid-19. A implantação de contêineres frigoríficos também foi uma medida adotada pelo Governo do Amazonas para comportar os corpos de vítimas de Covid-19 em hospitais de Manaus, após a repercussão de um vídeo que mostra corpos posicionados ao lado de pacientes internados no Hospital João Lúcio, na Zona Leste de Manaus.

Já nesta terça-feira (21), a Prefeitura informou que está fazendo valas comuns, chamadas pelo órgão de trincheiras, para enterrar vítimas do novo coronavírus no cemitério público Nossa Senhora Aparecida.

“A metodologia, já utilizada em outros países, preserva a identidade dos corpos e os laços familiares, com o distanciamento entre os caixões e com a identificação das sepulturas. A medida foi necessária para atender a demanda de sepultamentos na capital”, disse a Prefeitura, por meio de nota.

oronavírus no Amazonas

Com 209 novos casos confirmados, o Amazonas já registra 2.479 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira (22), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O estado registra um total de 207 mortes causadas pela Covid-19, enquanto o número de pacientes recuperados da doença chega a 879.

Conforme a FVS-AM, 1.203 casos confirmados da Covid-19 no Amazonas estão em isolamento social ou domiciliar. Dos casos confirmados no Amazonas, 1.958 foram registrados em Manaus. Outros 32 municípios também registram casos confirmados da Covid-19, sendo que Manacapuru apresenta o maior número, com 230 confirmados e 14 mortes.