Governo Federal anuncia convocação de 83 profissionais de saúde para combate ao coronavírus em Manaus

Informação foi divulgada, durante coletiva de imprensa, pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Estado tem 2.479 casos confirmados da doença, com 207 mortes.

615

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, anunciou que o Governo Federal convocou 83 profissionais de saúde para atuarem em Manaus durante o enfrentamento ao novo coronavírus. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (22), para atualizar medidas tomadas durante a pandemia de Covid-19. Conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira, pela FVS-AM, o estado tem 2.479 casos confirmados da doença, com 207 mortes.

Braga Netto informou, no início da coletiva, quando atualizava medidas tomadas pelo Governo Federal, que os profissionais foram encaminhados para atuarem em unidades de saúde da capital. “O Governo Federal convocou 83 profissionais de saúde para trabalharem em Manaus”, disse.

G1 entrou em contato com o Governo do Estado para saber se já foi notificado sobre a convocação dos 83 profissionais de saúde, além de previsão de iniciarem os trabalhos e em que unidades de saúde devem atuar, mas ainda aguarda resposta.

O Estado busca evitar que o sistema de saúde entre em colapso. Ao todo, o Amazonas possui 6.710 leitos, entre a rede pública e privada. Em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (16), o Governo do Amazonas admitiu que o sistema de saúde do estado já apresentava insuficiência da capacidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) antes da pandemia da Covid-19.

O Governo do Amazonas também informou, na terça-feira (21), que vai utilizar leitos do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), que é mantido com verbas federais, para receber pacientes com o novo Coronavírus. O Governo do Amazonas anunciou, na noite de sábado (18), novos reforços para o sistema de saúde do estado enfrentar a pandemia da doença. O estado recebeu insumos para 15 mil testes de Covid-19 e concluiu o processo seletivo para contratação de 704 profissionais de saúde.

Por conta do crescimento avançado de casos de contágio, além das mortes, o governo prorrogou o período de estado de calamidade pública no Amazonas por mais 180 dias. Outro decreto estadual também mantém paralisados, até o dia 30 de abril, os serviços não essenciais.

Outra medida tomada pelo governo foi a instalação de contêineres frigoríficos em unidades de saúde de Manaus, após a repercussão de um vídeo gravado dentro do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, que mostra corpos com suspeita da Covid-19 espalhados ao lado de pacientes internados.

Após anunciar a instalação de contêineres frigoríficos, a Prefeitura de Manaus informou, nesta terça-feira (21), que está fazendo valas comuns, chamadas pelo órgão de trincheiras, para enterrar vítimas do novo coronavírus no cemitério público Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital.

O rápido aumento de mortes por Covid-19 no estado fez com que dezenas de covas fosse abertas no mesmo cemitério, desde a última sexta-feira (17). Segundo informações da prefeitura, desde março, houve um acréscimo de aproximadamente 50% na demanda. Cartórios da capital também estenderam o regime de plantão para atender alta demanda de registro de óbito.

Já nesta quarta-feira (22), o Governo do Amazonas informou que enviou uma solicitação ao Ministério da Saúde para a implantação de um novo hospital de campanha no estado, com 400 leitos, para atendimento de casos do novo coronavírus.

A secretária de saúde do estado, Simone Papaiz, informou que o novo hospital de campanha deve atuar em retaguarda de média complexidade, ou seja, para pacientes que precisam de atendimento intermediário, onde não podem ir para casa e precisam de assistência hospitalar, sem necessidade de UTI.

Coronavírus no Amazonas

Com 209 novos casos confirmados, o Amazonas já registra 2.479 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira (22), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O estado registra um total de 207 mortes causadas pela Covid-19, enquanto o número de pacientes recuperados da doença chega a 879.

Conforme a FVS-AM, 1.203 casos confirmados da Covid-19 no Amazonas estão em isolamento social ou domiciliar. Dos casos confirmados no Amazonas, 1.958 foram registrados em Manaus. Outros 32 municípios também registram casos confirmados da Covid-19, sendo que Manacapuru apresenta o maior número, com 230 confirmados e 14 mortes.