É #FAKE que crianças morreram no Senegal após receber vacina contra a Covid-19

Ministério da Saúde de Senegal diz que se trata de 'fake news'. Rumor teve início por causa de vídeo em que homem é preso após dizer, brincando, que tinha vacina contra o novo coronavírus. OMS diz que ainda não existe vacina contra a Covid-19.

373

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que sete crianças morreram no Senegal após serem vacinadas contra a Covid -19. A mensagem é #FAKE.

“Isso não é verdade. É uma mensagem falsa”, afirma ao G1 a porta-voz do Ministério da Saúde do Senegal.

“Sete crianças da mesma família morrem em Senegal após ser administrada uma vacina contra o coronavírus” diz a mensagem que circula em português, mas também em outros idiomas mundo afora.

Junto à mensagem circula um vídeo que mostra um tumulto ocorrido no Senegal. Um homem foi preso após dizer que tinha a vacina.

No vídeo original, não há nenhuma menção a crianças mortas. Mas versões que circulam na web adicionaram uma narração com essa informação falsa.

Na verdade, ele vendia cosméticos e alguém perguntou se tinha a vacina. Ele respondeu em tom de brincadeira que sim, e isso deu início à confusão.

Não havia, de fato, nenhum medicamento ou vacina com ele. Também não foi registrada a morte de nenhuma criança.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-2019. “Possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos estão sob investigação. Eles estão sendo testados através de ensaios clínicos. A OMS está coordenando esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar a Covid-19.”

Em Senegal mesmo há pesquisadores do Instituto Pasteur, em Dakar, buscando uma solução para a doença. “Mas ainda não há a vacina”, diz o Ministério da Saúde do país africano.

Esse boato já foi checado por agências internacionais, como a AFP e o Snopes.