Conselho de Medicina suspende médica que associou soro de imunidade ao coronavírus

490

O registro profissional da médica Isabella Abdalla foi suspenso cautelarmente pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de SP (Cremesp). Por meio das redes sociais, a médica fez propaganda de um “soro de imunidade” contra o novo coronavírus. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o Cremesp, a suspensão é válida por seis meses, podendo ser renovada por igual período. A sindicância contra Isabella segue em sigilo.

Em nota, a defesa da médica afirmou que a decisão do Cremesp é “ilegal e desproporcional, uma vez que a médica jamais prometeu qualquer tratamento para prevenir ou tratar o coronavírus, mas, sim, divulgou um tratamento para melhora da imunidade”.

Segundo os advogados, um mandado de segurança foi impetrado para questionar “a total ausência de fundamento da medida adotada”. A defesa também entrou com um recurso no Conselho Federal de Medicina.

Relembre o caso

Em março, um vídeo divulgado pela médica nas redes sociais  mostra gestantes recebendo o soro de imunidade, que tem vitaminas e substâncias antioxidantes. “Gente, essa turma minha de gestante está uma mais maravilhosa que a outra. Todo mundo tomando soro para imunidade, ‘né’? Ficar imune do corona”, afirma a médica.

Em outra gravação sobre o assunto, a médica diz que vai oferecer o soro também para quem não é paciente. “Galera, o pessoal está desesperado por conta do coronavírus. Meus pacientes estão vindo bastante fazer o soro para imunidade. Eu aconselho fazer porque é um soro que a absorção é 100% dos nutrientes, eu coloco doses altas de vitaminas para imunidade e antioxidantes”.

Após a repercussão negativa do caso, Isabella gravou novo vídeo afirmando que nunca disse que o soro de imunidade poderia curar, prevenir ou tratar o coronavírus.

“Em momento algum do vídeo, vocês podem ver no vídeo, eu citei a palavra que o soro poderia curar, poderia prevenir ou poderia tratar o coronavírus. O soro ele nada mais é que um conjunto de vitaminas e antioxidantes que pode melhorar o seu sistema imunológico”.

“Então é através de uma melhora do sistema imune que você tenha mais saúde para poder, às vezes, combater melhor qualquer tipo de coisa. O intuito que eu quis dizer no vídeo foi esse. Então hoje a Associação Brasileira de Nutrologia soltou uma nota divulgando que não existe evidência científica na soroterapia ou medicação endovenosa contra o coronavírus e eu assino embaixo”, diz Isabella na gravação.

Em nota, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) ressaltou que não faz parte de protocolos da nutrologia o uso de soroterapia endovenosa para prevenção de doenças infectocontagiosas.