Com quatro novos registros de Covid-19 no Acre, sobe para 62 o número de casos da doença no estado

Acre registrou duas mortes por conta da doença nos últimos dias. Os casos estão em Rio Branco, Acrelândia, Porto Acre, Plácido de Castro e Bujari.

423

Já são 62 casos confirmados de Covid-19 no Acre, segundo o novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta quinta-feira (9). O número de recuperados também subiu e foi para 39 pessoas com alta médica, sendo assim 23 pessoas seguem em tratamento. Nos últimos dias, o Acre registrou duas mortes em decorrência da Covid-19 em Rio Branco.

Dos quatro novos casos, dois são registrado pela Sesacre, pela primeira vez, como contaminação comunitária ou sustentada – quando a transmissão do vírus é feita por fontes não identificadas. Três foram registrados em Rio Brancoe um em Plácido de Castro.

Da capital, os casos são de um agente penitenciário de 31 anos, que não sabe dizer de quem contraiu o vírus; de um administrador de empresas de 51 anos, que está internado em hospital de Rio Branco tratando de outra enfermidade, que não era Covid-19; e o terceiro caso é de um um auxiliar de depósito, de 41 anos, que foi contaminado por pessoa infectada já identificada.

O quarto caso é de Plácido de Castro, uma autônoma de 33 anos, que também contraiu de um caso já confirmado. Com isso, sobe de dois para três os números da doença na cidade.

Dos 68 casos, 48 são em Rio Branco, nove em Acrelândia, um no Bujari, três em Plácido de Castro e um em Porto Acre. No último boletim, eram 58 casos.

O Acre continua com duas mortes registradas. Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9), respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Saúde diz que dos 62 pacientes, 39 já podem ser considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais o vírus no organismo, configurando assim uma taxa de recuperação de 63% dos pacientes.

A Saúde informou que recebeu 745 casos suspeitos, descartou 633, confirmou 62 e mais 50 seguem em análise. Todos os casos confirmados estão sendo acompanhados de perto pela equipe da Vigilância Epidemiológica no âmbito estadual e municipal.

Alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um canal de teleatendimento que está ajudando nas orientações e até encaminhamentos de casos suspeitos da doença.

A cidade de Acrelândia, com pouco mais de 15 mil habitantes, é a preocupação de autoridades. Depois do Ministério Público recomendar, a prefeitura da cidade acatou e decretou toque de recolher. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (9) e o toque de recolher é diário, das 19h às 5h.