No AC, 40 pacientes participam de carnaval como terapia no hospital de saúde mental

Eventos sempre ocorrem em datas comemorativas. Festa durou uma hora.

363

E para quem pensa que o carnaval só ocorre nos blocos na rua, os pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) mostraram que a festa pode estar em qualquer lugar. É que a segunda-feira (24) foi diferente, quando eles montaram o bloco e caíram na folia.

Fantasiados, pelo menos 40 pacientes se reuniram por cerca de uma hora, no pátio da unidade, em Rio Branco, e se divertiram ao som de marchinhas tocadas pela Furiosa, a banda da Polícia Militar.

A enfermeira assistencial Cláudia Mara Ribeiro, uma das responsáveis pela organização do evento, disse que a festa funciona como terapia e eles sempre festejam em datas comemorativas.

Eventos sempre ocorrem em datas comemorativas. Festa durou uma hora.  — Foto: Cláudia Mara Ribeiro/Arquivo pessoal

Eventos sempre ocorrem em datas comemorativas. Festa durou uma hora. — Foto: Cláudia Mara Ribeiro/Arquivo pessoal

“Todos os anos, o Hosmac oferece essa atividade aos pacientes internados, para a recuperação social deles em forma de terapia. E esquentou de alegria para eles hoje”, contou.

Todos caracterizados, Claudia disse que eles reagiram com muita felicidade e se envolveram de forma contagiante.

O tempo foi cronometrado para que não houvesse estresse por causa de uma longa exposição ao barulho. Por isso, foi apenas uma hora de folia, conforme explicou a enfermeira.

“Como é uma festa anual, já temos as fantasias que confeccionamos e temos ao longo do anos. E todos os anos, a gente se junta a equipe que trabalha no hospital e esse ano chamamos a banda da polícia para alegrar os pacientes”, contou.

Além disso, foi servido um lanche aos pacientes antes da festa para que eles pudessem aproveitar cada momento.

“A gente sempre faz no Dia dos Pais, Dia das Mães, carnaval, final de ano. Às vezes, reunimos para fazer a festa de aniversário deles. É muito bonito e faz parte da terapia”, conclui.

Banda da PM tocou marchinhas de carnaval e alegrou festa — Foto: Cláudia Mara Ribeiro/Arquivo pessoal

Banda da PM tocou marchinhas de carnaval e alegrou festa — Foto: Cláudia Mara Ribeiro/Arquivo pessoal