Pela 1ª vez, cinema vai fazer ‘sessão colinho’ para mães de bebês em Rio Branco

Sala será adaptada com trocador, luz, som e ar-condicionado para os bebês. ‘Sessão Colinho’ acontece às 13h de sábado (13) no Cine Araújo, no shopping de Rio Branco.

465

Com dificuldades para ir ao cinema, mães de bebês de até um ano e meio ganharam uma sessão exclusiva para poder assistir filme e ainda levar seus filhos, em Rio Branco. O filme que será exibido às 13h do sábado (13), no Cine Araújo, no Via Verde Shopping, é “Toy Story 4”.

Para receber as mamães e os pequenos, a sala de cinema tem uma estrutura diferenciada. Diferente das sessões convencionais, a sala fica à meia-luz, há um trocador, o som é um pouco mais baixo e a temperatura do ar-condicionado é amenizada. Os ingressos serão vendidos somente no dia e pela bilheteria.

A idealizadora da ação, batizada de “Sessão Colinho”, Marissa Emanuelly, de 24 anos, diz que a ideia surgiu para que as mães possam se socializar e se sentir à vontade em levar seus bebês para uma sessão de cinema, sem que haja reclamação por parte de outros clientes.

‘Café com tetê’

A jovem é fundadora do projeto “Café com Tetê”, um grupo de apoio para mães que buscam inclusão e incentivar locais a proporcionarem mais acessibilidade e conforto a esse público.

“Vai ser uma sessão de tolerância e mais acessível para mães com bebês de colo. Caso o bebê chorar, a mãe pode levantar, sem ter aquele julgamento de achar que vai incomodar, porque todas as mães que estão ali, estão na mesma situação. Quando a gente tem bebê, a gente fica muito nessa pressão social. Então, nessa sessão ela vai poder ficar tranquila em relação a isso”, disse Marissa.

'Café com Tetê' busca inclusão e incentivar locais a proporcionarem mais acessibilidade e conforto para mães com bebês — Foto: Arquivo pessoal

‘Café com Tetê’ busca inclusão e incentivar locais a proporcionarem mais acessibilidade e conforto para mães com bebês — Foto: Arquivo pessoal

Além das mães de bebês de até um ano e meio, a sessão também vai ser aberta para crianças com autismo de qualquer idade. Segundo Marissa, devido à grande procura, elas acabaram estendendo para esse público. Pais e outros parentes também podem assistir a sessão, desde que estejam com bebês de até 18 meses.

“Vai ser uma sessão adaptada também para criança com autismo. Algumas mães vieram atrás da gente, porque não tem a sessão azul. São crianças de 3 e 4 anos que nunca foram ao cinema por conta do barulho, então elas vão poder ir nessa sessão”, falou.

A gerente-geral do Cine Araújo em Rio Branco, Deuzirene Neri, disse que a iniciativa ainda é um teste e que, dependendo de como será a procura nesse primeiro dia, o cinema pode incluir na programação.

“Elas procuraram a gente para fazer essa sessão, vimos um espaço na nossa programação e encaixamos. Essa sessão não vai ser aberta ao público em geral, ela é exclusiva para mães e parentes de crianças de colo. Ainda não temos um cronograma, vai depender de como vai ser essa primeira vez. É um teste, na verdade. Para a gente é interessante que todas as pessoas possam ir ao cinema, assistir a um filme. Isso é muito bom”, afirmou a gerente.