Com dificuldades para ir ao cinema, mães de bebês de até um ano e meio ganharam uma sessão exclusiva para poder assistir filme e ainda levar seus filhos, em Rio Branco. O filme que será exibido às 13h do sábado (13), no Cine Araújo, no Via Verde Shopping, é “Toy Story 4”.
Para receber as mamães e os pequenos, a sala de cinema tem uma estrutura diferenciada. Diferente das sessões convencionais, a sala fica à meia-luz, há um trocador, o som é um pouco mais baixo e a temperatura do ar-condicionado é amenizada. Os ingressos serão vendidos somente no dia e pela bilheteria.
A idealizadora da ação, batizada de “Sessão Colinho”, Marissa Emanuelly, de 24 anos, diz que a ideia surgiu para que as mães possam se socializar e se sentir à vontade em levar seus bebês para uma sessão de cinema, sem que haja reclamação por parte de outros clientes.
‘Café com tetê’
A jovem é fundadora do projeto “Café com Tetê”, um grupo de apoio para mães que buscam inclusão e incentivar locais a proporcionarem mais acessibilidade e conforto a esse público.
“Vai ser uma sessão de tolerância e mais acessível para mães com bebês de colo. Caso o bebê chorar, a mãe pode levantar, sem ter aquele julgamento de achar que vai incomodar, porque todas as mães que estão ali, estão na mesma situação. Quando a gente tem bebê, a gente fica muito nessa pressão social. Então, nessa sessão ela vai poder ficar tranquila em relação a isso”, disse Marissa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/z/V/OjiwpATuuhI2gg3GzEKQ/img-20190710-wa0006.jpg)
‘Café com Tetê’ busca inclusão e incentivar locais a proporcionarem mais acessibilidade e conforto para mães com bebês — Foto: Arquivo pessoal
Além das mães de bebês de até um ano e meio, a sessão também vai ser aberta para crianças com autismo de qualquer idade. Segundo Marissa, devido à grande procura, elas acabaram estendendo para esse público. Pais e outros parentes também podem assistir a sessão, desde que estejam com bebês de até 18 meses.
“Vai ser uma sessão adaptada também para criança com autismo. Algumas mães vieram atrás da gente, porque não tem a sessão azul. São crianças de 3 e 4 anos que nunca foram ao cinema por conta do barulho, então elas vão poder ir nessa sessão”, falou.
A gerente-geral do Cine Araújo em Rio Branco, Deuzirene Neri, disse que a iniciativa ainda é um teste e que, dependendo de como será a procura nesse primeiro dia, o cinema pode incluir na programação.
“Elas procuraram a gente para fazer essa sessão, vimos um espaço na nossa programação e encaixamos. Essa sessão não vai ser aberta ao público em geral, ela é exclusiva para mães e parentes de crianças de colo. Ainda não temos um cronograma, vai depender de como vai ser essa primeira vez. É um teste, na verdade. Para a gente é interessante que todas as pessoas possam ir ao cinema, assistir a um filme. Isso é muito bom”, afirmou a gerente.