Rodolfo Brito reconhece que, às vezes, a “empolgação é grande demais” quando se está, principalmente, com um grupo de amigos, e os cuidados acabam sendo esquecidos. Ele lembra de um show do cantor Gusttavo Lima, quando bebeu tanto que acabou subindo no palco. “Cantei, abracei, e tenho essa história até hoje. No dia seguinte, a ressaca foi braba”, conta o aeroportuário que guarda uma foto da ocasião (veja abaixo).
A nutricionista Renata Manganelli diz que quando a pessoa esquece de se cuidar, durante a bebedeira, a melhor maneira de amenizar os sintomas no dia seguinte é ingerindo bastante líquido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/P/Z/apJTm6ShABh8UN9vXKJQ/rodolfo-e-gl.jpg)
Frutas como melão, melancia, pera e maçã também são boas para rebater a ressaca, aponta Renata. Além de conter muita água, o açúcar das frutas ajuda repor os níveis de glicose.
“É recomendado beber bastante água de coco, que ajuda a repor o potássio e o sódio perdidos na desidratação. Vale usar hortelã e gengibre, em chás ou sucos, que também ajudam no alívio das dores estomacais e enjoos”, recomenda a nutricionista.
“Mas é importante evitar as frutas cítricas, para não irritar o estômago, que já está sensível”, diz Renata. A nutricionista também aconselha refeições leves, para não sobrecarregar ainda mais o estômago e o fígado.
“É importante não comer alimentos fritos, dando preferência para assados. Sopas e caldos também são muito bons para desintoxicar o organismo” afirma.