Segurar gases pode causar sérios riscos à saúde alerta médico
Especialistas alertam que reter gases no organismo pode causar dores, constipação, refluxo e até hemorroidas

O que acontece ao segurar gases

De acordo com o coloproctologista Danilo Munhoz, o acúmulo de gases provoca distensão abdominal e aumenta a pressão no intestino. Dessa forma, a retenção pode resultar em cólicas intensas e desconfortos facilmente confundidos com problemas cardíacos ou até apendicite. Não hesite, pois, segurar gases faz mal à saúde.

O médico explica que prender gases repetidamente é prejudicial. Além disso, essa prática pode desencadear diferentes consequências:

  • Distensão abdominal: sensação de inchaço acompanhada de dores persistentes.

  • Refluxo dos gases: parte do ar pode retornar em forma de arrotos ou causar refluxo gastroesofágico, trazendo azia e sabor desagradável.

  • Constipação intestinal: segurar gases costuma estar ligado a reter também a evacuação, o que endurece as fezes e agrava a prisão de ventre.

  • Hemorroidas e fissuras: a força feita para conter ou liberar os gases aumenta a pressão nas veias do ânus e pode favorecer complicações.

Por que não é saudável reter gases

Segundo Munhoz, embora segurar um pum por alguns segundos em público seja comum, a repetição desse hábito traz riscos à saúde. Em casos extremos, a pressão interna pode até provocar lesões na parede intestinal. Isso reforça a ideia de que segurar gases faz mal à saúde.

Além disso, o especialista reforça que soltar gases é uma função fisiológica normal e necessária. Portanto, ignorar esse processo natural apenas intensifica os desconfortos. “O alívio que se sente após liberar o gás é o corpo mostrando que essa era a coisa certa a fazer”, afirma.

Orientação médica

A recomendação é simples: sempre que possível, libere os gases de forma discreta. Caso esteja em um ambiente social, o ideal é procurar um local reservado. Assim, você evita complicações digestivas e garante mais conforto no dia a dia.

Fonte: Metrópoles