Coleta itinerante de bolsas de sangue acontece nos dias 7 e 8 de junho, no município de Urupá

40

Um serviço amplo de coleta de sangue será realizado pelo governo de Rondônia nos dias 7 e 8 de junho, com início às 8h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na Rua Mogno, nº 3.780, Bairro Centro, no município de Urupá. A iniciativa, que visa reforçar o fornecimento de bolsas de sangue nos hemocentros da Região Central, é realizada por meio da ação “Fhemeron Itinerante”, coordenada pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron).

Para o evento, foi designada uma equipe de técnicos da Fundação, em parceria com o município, a fim de realizar a missão de coleta, que objetiva recolher mais de 100 bolsas de sangue. Toda a mobilização reforça atividades relacionadas à campanha “Junho Vermelho”, cujo movimento tem o intuito de conscientizar a população sobre o ato de doar sangue e faz alusão ao Dia Mundial do Doador, comemorado no dia 14 deste mês.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o compromisso das entidades de saúde do estado em garantir que os estoques de sangue sejam sempre mantidos. “Sabemos a importância deste ato, e o quanto ele é fundamental para a vida de tantas pessoas. É por isso, que o governo convida a sociedade para abraçar a ideia de ser voluntário, seja conhecendo em primeira mão a ação ou tirando dúvidas com os especialistas disponíveis.”

Nesta quinta-feira (6), um representante da Captação de Doadores foi até o local onde será realizada a ação, para verificar o espaço onde vai ser realizados os procedimentos, além de montar o fluxo de doações. Ainda neste dia, foi realizada também, visita técnica aos órgãos públicos, comércios e empresas parceiras da iniciativa no município.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Segundo a gerente de captação, Maria Luíza Pereira, a ação também é uma forma de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue. “Trazer a coleta até o município doador, é estreitar os caminhos de quem quer salvar vidas. Com o atendimento itinerante, a oportunidade do cidadão fazer o bem se torna mais viável e dessa forma conseguimos que mais pessoas abracem esse ato humanizado “, apontou.

Além de Urupá, a demanda atenderá outros 13 municípios da Região Central do estado, mantendo o abastecimento em quatro agências transfusionais localizadas em Jaru, Ouro Preto do Oeste, Alvorada do Oeste e Presidente Médici. Com isto, o estoque se mantém equilibrado, evitando eventuais transtornos no atendimento de pacientes e demais unidades que necessitam do insumo.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

O governo de Rondônia desenvolve desde o começo do ano as coletas itinerantes para atender demandas relacionadas às transfusões que ocorrem nos hemocentros, reforçando a necessidade de adesão da população para evitar possíveis desabastecimentos nas instituições. Outras ações estão previstas para acontecer nos seguintes municípios:

  • 14 e 15 de junho – Mirante da Serra
  • 21 e 22 de junho – Alta Floresta d’Oeste
  • 28 e 29 de junho – Chupinguaia
  • 15 de junho e 19 de outubro – Mirante da Serra
  • 10 de agosto – Teixeirópolis
  • 21 de setembro – Presidente Médici
  • 7 de dezembro – Ouro Preto do Oeste

REQUISITOS

Os requisitos básicos para ser doador devem atender às seguintes condições:

  • Apresentar documento de identidade com foto
  • Possuir peso superior a 50kg
  • Ter entre 18 e 69 anos, entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados do pai/mãe ou responsável
  • Não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas antes da doação
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas