RO é Agro: implementos agrícolas incentivam produção em Machadinho do Oeste

Município tem a maior concentração de produtores de leite do estado.

66

Possuir uma terra e dela tirar o sustento da família. Esse é o sonho de milhares de produtores rurais que encaram, com sol e chuva, os desafios do campo. Solo improdutivo, pragas, dificuldades de acesso e trabalho braçal são apenas alguns dos problemas que homens e mulheres lidam diariamente. Contudo, ações desenvolvidas pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) têm contribuído para facilitar o trabalho e aumentar a produção em Machadinho do Oeste.

Morando na zona rural de Machadinho do Oeste desde 1997, Rogério de Carvalho Araújo, de 49 anos, já enfrentou muitos obstáculos para conseguir sobreviver no campo. Mas foi na região que ele construiu sua família e vive feliz, apesar do trabalho árduo. Casado, com dois filhos; um menino de 3 e uma adolescente de 16 anos, ele luta diariamente para produzir mais e melhor.

Rogério trabalha com leite e, com essa produção, pretende ver a filha se formar em medicina. É o sonho da menina. Ele também produz milho para a silagem, alimento para o gado produzido pela fermentação controlada de uma forragem. Além disso, plantou mais de 5 mil mudas de café clonal.

O produtor é presidente da Associação dos Produtores Rurais Terra Boa (Asproterb), que recebeu uma plantadeira, uma ensiladeira, uma bomba de passar veneno, uma grade, além de calcário. Os implementos foram viabilizados por meio de ações do deputado Ezequiel Neiva (União Brasil).

A associação produz leite, gado, café e cacau. “Antes de chegar esses implementos, a gente precisava plantar manual. Agora, com essa plantadeira, o milho que a gente iria gastar cinco dias, a gente consegue plantar com 50 minutos. Além disso, a gente consegue atender muitas famílias”, explicou Rogério.

A Associação dos Produtores Rurais do Projeto Santa Maria (Aprusam) também recebeu implementos. A entidade, que produz leite, café e cacau, recebeu um perfurador de solo, um escarificador e um sulcador por meio das ações do deputado Ezequiel Neiva.

A Aprusam ainda recebeu uma ensiladeira, por intermédio do trabalho do parlamentar Laerte Gomes (PSD). Outra entidade que tem recebido benefícios mediante o trabalho da Alero é a Associação dos Produtores Agrícolas Estrela Nova (Apaen), contemplada com um trator agrícola, resultado de emenda da deputada Cláudia de Jesus (PT).

“O trator facilita muito. Esse veículo serve para preparar o solo, fazer a colheita. Com a máquina, produz 10 tantos a mais. Na hora de limpar o pasto, gradear, o trator é fundamental. Aqui se produz de tudo um pouco, mas o forte é o leite e o milho para silagem”, explicou o presidente da Apaen, Valdecir de Assis Pereira, de 63 anos.

Produção de leite em Rondônia

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rondônia registrou aumento na produção leiteira em 2023, liderando o ranking de maior produtor de leite na região Norte e se mantendo como 10º maior produtor do Brasil. A produção leiteira é a principal atividade econômica em mais de 25 mil propriedades rurais do estado.

A maior concentração da produção de leite está na região de Machadinho, onde 1,6 mil propriedades atuam nessa produção, conforme a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron).

Rondônia Rural Show Internacional

A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional acontece entre os dias 20 e 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, o evento é promovido pelo governo do estado. Em 2023, com o tema “Tecnologias Sustentáveis”, a 10ª edição da feira bateu recorde em volume de negócios, alcançando R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica.

De acordo com o governo, a Rondônia Rural Show se consolidou como a maior feira do agronegócio da região Norte. Em virtude da importância do evento, a Alero transfere, nesse período, a sede do Poder Legislativo para Ji-Paraná. A sessão itinerante acontece no dia 23 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Série “RO é Agro”

As matérias da série “RO é Agro” estão sendo veiculadas no Portal da Alero e os vídeos serão disponibilizados no canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda no YouTube . Além disso, as imagens produzidas serão apresentadas no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.