Orientação sobre doenças ocupacionais e ergonomia do trabalho será realizada para servidores da Alero

Palestra será no Plenarinho 2, a partir das 10h.

111

Nesta sexta-feira (26), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) será palco de um evento para a conscientização e prevenção de doenças ocupacionais. Com o tema “Doenças Ocupacionais e Ergonomia do Trabalho”, a palestra será ministrada pela fisioterapeuta Vitângela Freitas Figueiredo, coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Lucas.

Promovido pela Secretaria de Modernização e Gestão da Casa, o evento ocorrerá no Plenarinho 2, com início às 10 horas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui.

Conforme Lindomar Almeida, técnico em segurança do trabalho, a iniciativa integra o calendário do “Abril Verde”, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças laborais. “Em um cenário onde a saúde ocupacional ganha cada vez mais destaque, eventos como este se tornam fundamentais para disseminar conhecimento e boas práticas entre os colaboradores. A ideia é conscientizar”, disse.

Doenças ocupacionais e problemas relacionados à ergonomia representam grandes desafios para empresas e instituições em todo o mundo. Além do impacto direto na saúde e bem-estar dos trabalhadores, tais questões também acarretam prejuízos financeiros e produtivos para as organizações.

Em Rondônia, dados do Ministério da Economia, no Portal da Inspeção do Trabalho, mostram que, em 2021, foram registrados 3.203 acidentes de trabalho. Somente em Porto Velho foram 833. Os dados estão dispostos no Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil.

A realização da palestra, esclarece Lindomar, evidencia o compromisso da instituição com a saúde e segurança dos servidores e estagiários, além de reforçar a importância da prevenção e da promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros.