Campanha “Crie esse hábito” incentiva descarte consciente de embalagens

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima iniciou nova fase de campanha "Crie esse hábito" em parceria com Abir e Ancat

121

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) iniciou nova fase de campanha “Crie esse hábito”, com objetivo de incentivar o descarte consciente de embalagens consumidas fora de casa. A iniciativa é uma parceria do MMA com as associações brasileiras das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) e dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat).

O lançamento da campanha ocorreu em 9 de abril, em São Paulo, na Anuga Brasil, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina. Vídeo educativo produzido pela parceria será divulgado nos canais do ministério e das associações.

O Governo Federal, destacou o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, busca desenvolver iniciativas que orientem os municípios sobre a necessidade de ação conjunta para o gerenciamento e tratamento eficaz de resíduos sólidos.

“Do ponto de vista das empresas e do governo, uma ação integrada é fundamental para que essa revolução seja feita em bases sustentáveis. A campanha ‘Crie Esse Hábito’ é um excelente exemplo dessa união, informando o consumidor sobre o descarte consciente de embalagens e destacando a importância da inclusão socioprodutiva dos catadores”, afirmou Maluf.

Em março, Abir e Ancat assinaram novo protocolo de intenções para incentivar a economia circular de embalagens, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O acordo determina apoio ao desenvolvimento de um programa de logística reversa entre as associações, assim como a criação de entidade gestora, como prevê a legislação.

A parceria determina também melhorias no design de embalagens para reduzir o uso de energia e matéria prima em sua produção e a redução gradativa de embalagens de bebidas com baixo índice de reciclagem no país. Outros objetivos incluem ampliar o uso de conteúdos reciclados nas embalagens, aumento do portfólio de retornáveis e fortalecimento de cooperativas e organizações de catadores.

“Somos parte da solução e esta parceria diz muito sobre responsabilidades compartilhadas”, afirmou o presidente da Abir, Victor Bicca. “O novo vídeo educativo garante ainda mais informação à população e aos consumidores sobre o descarte de embalagens de forma consciente, contribuindo com a sustentabilidade e valorizando o trabalho tão importante dos catadores e das catadoras de materiais recicláveis.”

O presidente da Ancat, Roberto Rocha, destacou a importância de incluir catadoras e catadores na campanha, desenvolvida a partir de um acordo de cooperação técnica entre MMA e Abir.

“Esses trabalhadores são a base da cadeia de reciclagem, seja quando atuam em organizações, seja como autônomos. Por isso, além da atividade fundamental que fazem na coleta e separação de resíduos, os catadores e as catadoras são agentes de conscientização ambiental, por representar esse trabalho no dia a dia das pessoas. Essa conexão entre catadores, setor público e iniciativa privada é no que a Ancat acredita para fazer avançar os números da reciclagem, os resultados sociais e a economia circular”, afirmou Rocha.