Enorme erupção de vulcão na Indonésia gera alerta de tsunami

A erupção liberou uma nuvem de cinzas de quase 3km de altura e existe o temor de que parte do vulcão caia na água, gerando um tsunami

94

O vulcão Monte Ruang, na Indonésia, entrou em erupção nas últimas horas. Diante da situação, as autoridades do país emitiram um alerta de nível máximo e determinaram a evacuação de diversos locais. Além disso, há risco de tsunami.

Terremotos foram registrados na região nas últimas semanas

Vídeos mostram raios e relâmpagos acima do vulcão. A erupção liberou uma nuvem de cinzas de quase 3 quilômetros de altura.

Segundo o governo da Indonésia, foram cinco grandes erupções apenas nas últimas 24 horas. A agência de vulcanologia do país afirmou que a atividade vulcânica aumentou após dois terremotos nas últimas semanas. Por isso, o alerta foi elevado para o nível máximo.

Com base no resultado da observação visual e instrumental que mostrou um aumento na atividade vulcânica, o nível do Monte Ruang foi elevado do nível 3 para o nível 4.

As autoridades indonésias determinaram que moradores e turistas fiquem a uma distância de pelo menos 6 quilômetros do vulcão. Até agora, cerca de 11 mil pessoas foram retiradas das áreas de risco. Não há relatos de vítimas. As informações são do ScienceAlert.

Alerta de tsunami

  • O principal temor das autoridades é que parte do vulcão caia no mar, o que poderia provocar um tsunami.
  • Um caso assim já foi registrado na região em 1871.
  • Além disso, em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa gerou ondas gigantes ao longo das costas de Sumatra e Java, depois de partes da montanha caírem no mar.
  • Mais de 400 pessoas morreram e milhares ficaram feridas.
  • O Monte Ruang fica em uma ilha remota no norte da Indonésia.
  • O país fica localizado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, um arco onde colidem placas tectônicas que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e através da bacia do Pacífico.
  • Por conta disso, atividades sísmicas e vulcânicas são frequentes na região.
  • No total, a Indonésia conta com cerca de 120 vulcões ativos.