Pesquisa elege os dez melhores pratos típicos do Brasil e a feijoada se destaca em 1º lugar

O levantamento trouxe, ainda, os melhores destinos turísticos gastronômicos do país, com destaque para Minas Gerais, Bahia e Pará

73

Tradicional prato da culinária brasileira, a feijoada é uma das mais representativas expressões da gastronomia do país. Não atoa ela foi eleita como o melhor prato típico do Brasil, de acordo com a pesquisa feita pela equipe do Guia Viajar Melhor, em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing turístico e análise de dados. Originada durante o período colonial, a feijoada tem raízes históricas e culturais profundas, refletindo a diversidade e a fusão de influências presentes na sociedade brasileira.

O levantamento reuniu as iguarias mais votadas e criou um ranking com os 10 melhores pratos típicos do Brasil. Entre os mais votados, a feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Segundo reportagem do Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga.

Na segunda colocação entre os melhores sabores da culinária nacional ficou o tradicional churrasco brasileiro. Foram 379 votos a favor do preparo, sendo cerca de 17,58% do total das respostas. Completando o top 3, não poderia faltar o arroz com feijão, escolhido por 312 turistas que participaram da pesquisa. A publicação destacou que o prato é frequente na mesa dos brasileiros e vai bem tanto com o feijão preto quanto com o carioca.

Outras delícias entraram na lista do Guia Viajar Melhor, como a moqueca, que ficou com o quarto lugar do ranking que indica os melhores pratos típicos do Brasil, com 106 votos. De acordo com a pesquisa, o maior destaque ficou com a versão da moqueca baiana, feita com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco e óleo de dendê, mas há também a versão capixaba, que segue um preparo similar, mas não leva leite de coco e óleo de dendê, além de ser servida com arroz e pirão.

O feijão tropeiro apareceu no quinto lugar, com 69 votos. Em seguida, os viajantes indicaram o baião de dois (6º lugar, 59 votos), o acarajé (7º lugar com 52 votos ao todo) e o tacacá (8º lugar com 47 votos). Na 9ª posição, porém, houve um empate entre os mais votados: o vatapá e o cuscuz receberam 38 votos cada. E, finalizando o ranking com os 10 dos melhores pratos típicos brasileiros, os viajantes que participaram da pesquisa elegeram o virado à paulista na décima posição do ranking.

DESTINOS GASTRONÔMICOS – O Guia Viajar Melhor divulgou, também, os três destinos brasileiros mais citados pelos turistas quando o assunto é viagem gastronômica. Os colocados demostram a diversidade culinária nacional e o valor cultural de cada região. Segundo a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento.

Em primeiro lugar, Minas Gerais levou o título de melhor destino para viajar e comer bem. Segundo a publicação, a culinária mineira tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, com preparos conhecidos em todo o país.

A Bahia que, conforme apuração do guia de viagens, tem uma culinária diversa com influência de diferentes regiões do Brasil, ficou em segundo lugar. Já na região Norte, os pratos do Pará conferiram ao estado o terceiro lugar entre os três principais destinos para viagens gastronômicas, tendo inclusive o tacacá, prato da culinária paraense, conquistado o reconhecimento internacional ao entrar na lista das 100 melhores sopas do mundo, pelo ranking assinado pelo TasteAtlas, uma plataforma especializada em gastronomia.