Bitcoins: alemão esquece senha e só tem 2 chances para reaver R$ 1 bi

O investidor alemão esqueceu a senha da conta e o sistema só permite 10 tentativas antes de bloquear permanentemente, ele já tentou 8 vezes

68

O investidor Alemão, Stefan Thomas, perdeu, em 2011, o papel em que guardava a senha do hard drive, uma espécie de cofre virtual, em que mantém os seus 7.002 Bitcoins. Atualmente, essa quantia vale aproximadamente R$ 1,1 bilhão.

Stefan mora atualmente em São Francisco (Califórnia, EUA). Ele perdeu a senha há mais de uma década e, desde que ele perdeu a senha, o investimento em Bitcoins teve uma valorização de 19.900%. As informações são do jornalista Fernando Moreira, do Extra.

Toda essa fortuna está guardada em uma hard drive chamado IronKey. O cofre virtual tem um dispositivo de segurança que só permite 10 erros antes do acesso ser bloqueado permanentemente. Stefan já utilizou 8 tentativas.

O alemão afirmou que vai manter o IronKey seguro até conseguir uma forma de recuperar o acesso. Ele disse ao “New York Times” que se sentiu um “idiota” por ter perdido a senha.

“Eu estava absolutamente desesperado. Não consegui dormir durante noites. Até sofri de depressão. Mas muito pior do que a perda do dinheiro foi minha autocensura: eu simplesmente não conseguia acreditar que havia perdido algo tão importante. Eu me sentia um completo idiota, minha autoestima estava no porão. Houve brincalhões que me perguntaram: você já tentou ‘senha’?”, comentou Stefan.

O investidor contou que recebeu várias propostas bizarras e que “várias pessoas com capacidades de canalização entraram em contato e também um profeta da Croácia. Por outro lado, também houve alguns especialistas em tecnologia e empresas de recuperação de dados que me ofereceram apoio”.

Além do alemão, muitos comerciantes de Bitcoins já passaram por essa situação ao perderem o acesso às suas fortunas. Há cerca de RS 620 bilhões bloqueados online.