Inmet emite novo alerta de “perigo” para chuvas intensas no Brasil

Entre segunda (22/1) e sexta-feira (26/1), partes de MG, BA e ES vão enfrentar chuvas que podem chegar a 60 mm/h, com ventanias de 100 km/h

60

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (22/1), um alerta de “perigo” e de “perigo potencial” para risco de chuvas intensas em quase todo o território nacional.

A previsão é de chuva intensa durante a segunda e a terça-feira (22 e 23/1), em determinadas áreas de estados como Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. O volume pode chegar a 100 milímetros em um dia, com ventos de até 100 km/h.

Entre segunda e sexta-feira (22 a 26/1), partes de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo vão enfrentar temporais de 30 a 60 mm, com ventanias de 60 a 100 km/h, segundo o Inmet.

Imagem colorida de alerta de chuvas intensas no Brasil, feito pelo Inmet - Metrópoles

Determinadas regiões nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e todo o Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo têm perigo potencial para chuvas intensas.

Nessas faixas, o volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros em um dia, com ventos de até 60 km/h.