Governo do Estado impulsiona transparência e eficiência com envio dos dados do Sistema “eSocial” ao Governo Federal

67

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), deu um passo essencial ao encaminhar dados do Sistema eSocial PRO para o Governo Federal. Essa ação foi realizada em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), que concedeu o sistema por meio de um termo de cooperação, e a Setic foi a responsável por adaptar a plataforma, conforme as necessidades específicas do Estado de Rondônia.

O eSocial PRO, ferramenta que unifica dados fiscais, previdenciários e trabalhistas para o Governo Federal, promove a minimização de processos burocráticos entre o Governo Estadual e Governo Federal. Nessa primeira etapa, foram transmitidos dados dos empregadores, incluindo o próprio Governo Estadual, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon), Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO). Essas informações são fundamentais, formando a base para futuros envios relacionados aos servidores estaduais e à folha de pagamento.

O eSocial PRO torna-se uma ferramenta vital para o Estado, facilitando a concessão de aposentadorias e o acesso a benefícios previdenciários pelos servidores estaduais, por parte do Governo Federal. A conclusão bem-sucedida da Fase 1 representa um passo relevante ao Governo, na modernização, eficiência e transparência das operações governamentais em Rondônia, que planeja enviar informações detalhadas sobre servidores e pagamentos referentes às fases 2 e 3 do projeto.

O gerente de projeto da Setic, Eduardo Souza destacou a importância do avanço. “A conclusão da Fase 1 é um marco para a modernização dos nossos processos. Estamos comprometidos em continuar essa parceria para fortalecer a gestão estadual”, referenciou.