Prefeitura facilita emissão do ComCard ‘Melhor Idade’ e garante gratuidade no transporte coletivo aos idosos

Benefício é estendido às pessoas com deficiência (PCD) e seus acompanhantes

76

A emissão do cartão ‘Melhor Idade’ pode ser feita de forma rápida em diferentes pontos de atendimento em Porto Velho. Esse tipo de cartão é utilizado por pessoas com 60 anos ou mais, garantindo a esse público o direito de usufruir gratuitamente do transporte coletivo na capital rondoniense.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Anderson Pereira, existem duas categorias de cartão ComCard para atender gratuitamente os usuários do transporte coletivo em Porto Velho. Isso equivale a cerca de 33% do total de pessoas que utilizam esse tipo de condução.

As pessoas com deficiência (PCD) ou acompanhantes de PCD, quando recomendado pelo médico, também têm direito ao transporte coletivo gratuito. A Semtran é a secretaria responsável pela fiscalização do serviço, garantindo que esses usuários possam ter os seus direitos à mobilidade urbana plenamente assegurados.

Para emissão do cartão ‘Melhor Idade’ é preciso que o titular do cartão esteja presente

LOCAIS

A emissão do cartão pode ser feita na Praça CEU, à rua Antônio Fraga Moreira, nº 1706, bairro JK, zona Leste de Porto Velho; no Tudo aqui da Av. 7 de Setembro, nº 830, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30; ou ainda no ponto instalado no prédio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), na rua General Osório, nº 81, também na região central da cidade.

Para emissão do cartão ‘Melhor Idade’ é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e a folha resumo do Cadastro Único atualizada (prazo de dois anos – emitida pelo Cras). Além da documentação, é preciso que o titular do cartão esteja presente.

RecargaPay

Usuários do transporte coletivo de Porto Velho também contam com a facilidade de recarga do cartão ComCard Cidadão e ComCard Estudante por meio do aplicativo de pagamentos RecargaPay, com a conveniência para os clientes, que poderão abastecer os seus cartões sem pegar fila, de qualquer lugar e em qualquer horário, por meio do seu smartphone.

Para fazer a recarga, basta que o cliente faça o cadastro no app (disponível para download gratuitamente nas plataformas Android e iOS) e selecione a opção “Recarga de Transporte” na página inicial. Ali, o usuário encontra a opção ComCard e adiciona o número do seu cartão para fazer as recargas. Os créditos podem ser validados dentro do ônibus em até 30 minutos depois da compra da recarga.