Maior risco de chuva forte no Sudeste, Norte e Nordeste

78

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o litoral dos dois estados aumentou a chuva sobre São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. Esta frente fria se afasta em alto-mar neste sábado.

Uma massa de ar seco predomina entre o Espírito Santo, o norte de Minas e o sertão do Nordeste, passando pelo interior da Bahia, e impede que essa frente fria chegue ao litoral capixaba. 

É o ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil e permite a formação das nuvens carregadas que crescem sobre quase todos os estados e provocam fortes pancadas de chuva. 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no norte da Região Norte e no litoral norte do Nordeste

Previsão do tempo para o Brasil para 13/01/2024 -sábado

Região Sul

Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio de origem polar influencia o Sul do Brasil, com fraca intensidade, deixando a noite fresca. As áreas de instabilidade se dissiparam em quase toda a Região.

A previsão é de um sábado com sol e algumas nuvens, sem chuva, em quase toda a Região Sul. No leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, o dia fica nublado e com garoa.

No litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, e no norte catarinense, o sol aparece entre muitas nuvens.

O noroeste e o norte do Paraná também têm sol, mas podem ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde, de forma isolada.

Região Sudeste

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o litoral dos dois estados aumentou a chuva sobre São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. Esta frente fria se afasta em alto-mar neste sábado. Uma massa de ar seco predomina entre o Espírito Santo, sobre o norte e o leste de Minas e impede que essa frente fria chegue ao litoral capixaba. 

Todo o estado de São Paulo fica em alerta para temporais nesta sexta-feira. O ar fica abafado e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento, inclusive pela manhã.

Sábado será com sol forte na região do Vale do Rio Doce, do Vale do Jequitinhonha, no Noroeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Há chance de chuva à tarde e à noite no sul capixaba.

No centro, oeste e sul de Minas Gerais, em quase todo o interior de São Paulo e em quase todo o estado do Rio de Janeiro, o tempo fica instável, com pancadas de chuva a qualquer hora e muitas nuvens. Há risco de chuva forte.

Dia nublado e com chuva frequente na Grande São Paulo, no litoral paulista e no litoral sul do Rio de Janeiro. Pode chover com moderada a forte intensidade.  A região de Sorocaba e o sul de São Paulo tem sol entre muitas nuvens.  

Risco de chuva forte e volumosa no Grande Rio e Grande BH. 

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre toda a Região. Estas nuvens provocam muitas pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.

No oeste de Mato Grosso, fronteira com a Bolívia, o dia é com muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol. 

Nas demais áreas de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e chove à tarde e à noite. Há risco de chuva forte em  toda a Região e em todas as capitais.

Região Nordeste

O ar úmido e quente predomina sobre o Nordeste e nuvens carregadas crescem sobre grande parte da Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta as condições para chuva no litoral norte da Região. O ar seco predomina sobre a Bahia. 

A Bahia e Sergipe têm sol forte neste sábado. Chove de forma passageira no litoral baiano e no interior sergipano , incluindo as capitais. Pancadas de chuva isoladas, em poucas áreas, podem ocorrer no oeste e norte da Bahia.

Dia de sol e pancadas de chuva fracas a moderadas em Alagoas e em , Pernambuco.

No Maranhão, no Piauí e no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, o dia é com muitas nuvens e com pancadas de chuva a qualquer hora, com períodos com sol e risco de raios e de chuva forte. 

Região Norte

O ar quente e úmido que está sobre o Norte do Brasil e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas sobre todos os estados. 

No Acre, em Rondônia, no sul do Pará, em Roraima e no centro-oeste do Amapá, no sul e leste do Tocantins e no sul do Amazonas, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite.

Nas demais áreas da Região Norte o tempo fica instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, com  períodos com sol. Há risco de chuva forte em todos os estados.

Alertas meteorológicos para 13/01/2024 -sábado

Confira o mapa de alerta de risco de temporal para 13/012023

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Porto  Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Palmas, Macapá, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife

Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no Grande Rio (exceto na cidade do Rio), região serrana e sul do estado do Rio, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no norte e nordeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e centro-oeste de Minas Gerais, Goiânia e sudeste de Goiás, centro, sul e oeste de Rondônia, noroeste do Amazonas, norte e litoral do Pará (inclui Belém, litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h oeste, centro e leste de São Paulo (inclui Grande SP). sul do Espírito Santo, Goiás (exceto Goiânia e sudeste do estado), Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia, interior do Piauí, do Maranhão e do Ceará, Rio Grande Norte, Paraíba, Pará (exceto norte e litoral), interior do Amapá. Amazonas (exceto noroeste do estado), Acre (exceto oeste do estado), norte e leste de Rondônia, centro, oeste noroeste e sudeste do Amazonas, Roraima (exceto Boa Vista),