Tradição e fé: festejo de São Sebastião completa 42 anos em Porto Velho

Festejo acontece de 11 ao 20 de janeiro. Levantada do mastro acontece nesta quinta-feira (11); veja a programação completa.

60

O tradicional festejo de São Sebastião começa nesta quinta-feira (11) no bairro de São Sebastião, zona norte de Porto Velho. Dentre os momentos mais esperados está o levantamento do mastro, que acontece há mais de 40 anos.

mastro é o principal símbolo do festejo, sendo importante para a tradição. Em geral, o mastro mede de 5 a 7 metros e em seu topo é colocada uma bandeira com a imagem de São Sebastião.

Mastro levantado em 2023 durante os festejos — Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

Antes do levantamento do mastro, que acontece sempre no 1º dia de festejo, são colocados objetos e até alimentos, pois esse rito é uma forma de agradecimento por tudo que a pessoa conquistou durante o ano anterior. Logo depois, o mastro é erguido com o auxílio de corda.

A cerimônia de adicionar os itens no mastro é o que diferencia de outras tradições de comunidades religiosas que só colocam a bandeira de seus santos no topo, sem mais adequações.

No último dia do festejo, é o dia em que se comemora o dia de São Sebastião. Neste dia acontece a cerimônia de derrubada do mastro, onde os fiéis podem pegar os itens anteriormente adicionados.

“Os fiéis acreditam que cada objeto pego seja uma benção e que atrai fartura e afaste o mal ”, explica a coordenadora do conselho comunitário da pastoral (CPC), Socorro Braga.

O fiel que pegar a bandeira do topo do mastro recebe uma obrigação: confeccionar uma nova bandeira para que, no festejo do ano seguinte, ela seja colocada no mastro.

Confira a programação do Festejo de São Sebastião:

  • Quinta-feira (10/01) – 16h: Abertura do Festejo
  • Quinta a sábado (11 a 20) – 19h30: Novenas e bingos
  • Sábado (15/01) – Torneio Masculino de futebol
  • Sábado (20/01) – 16h: Missa, encerramento com a derrubada do mastro e lanche

Comunidade São Sebatião localizada na zona norte de Porto Velho — Foto: Reprodução/ Acervo pessoa,l