Desmatamento em Rondônia cai 64% na gestão do Governador Marcos Rocha

72

As medidas adotadas em Rondônia para o fortalecimento de ações em defesa do meio ambiente, definidas pelo governador do Estado, Marcos Rocha, têm obtido avanços positivos contra o desmatamento e, em 2023, resultaram na redução de 64% no desflorestamento em todo o Estado. Entre elas está o investimento em inovação tecnológica, que ajuda na identificação de desmatamento em tempo real para uma efetiva atuação da equipe de fiscalização.

Marcos Rocha pontua que as medidas adotadas são fundamentais. “São diversas as ações que estamos realizando para proteger o meio ambiente em Rondônia como aquisição de equipamentos modernos, educação ambiental, fiscalização e também o desenvolvimento do sistema GeoPortal, que possibilita monitorar o desmatamento em tempo real”, ressaltou.

Os resultados comprovam que os investimentos do Governo de Rondônia estão dando certo. A queda registrada foi de 33% de redução nos focos de calor, 41% na taxa anual de desmatamento, 56% no número de alertas de desmatamento e 64% de queda nas áreas de alertas de desmatamento, em comparação a 2022.

As informações são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com dados da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), divulgados pelo GeoPortal(https://geoportal.sedam.ro.gov.br/).

MELHORES PERSPECTIVAS

Conforme a Sedam, parcerias com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a utilização de novos softwares devem contribuir com uma redução de desmatamento ainda maior em Rondônia em 2024.

Texto e fotos: Assessoria