Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, morre aos 78 anos

Beckenbauer foi um dos três no mundo a ganhar uma Copa como jogador e técnico, junto com Zagallo e Didier Deschamps.

67

O ex-jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos neste domingo (7), informou a DPA, uma agência de notícias do país.

A família confirmou a morte em comunicado nesta segunda-feira. Beckenbauer morreu em paz enquanto dormia, de acordo com a nota.

O ex-atleta vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. No fim de dezembro, o irmão dele falou ao jornal alemão “Der Spiegel” e confirmou que o estado de saúde dele era bastante instável.

Segundo a reportagem, ele passou por duas cirurgias cardíacas e havia perdido a visão de um dos olhos.

Capitão de seleção campeã

Beckenbauer foi um dos maiores jogadores de todos os tempos. Conhecido como o “kaiser” (expressão derivada da palavra látina “césar”), ele foi capitão da seleção alemã vencedora da Copa de 1974 e novamente como técnico, em 1990.

O clube com o qual ele é mais identificado é o Bayern de Munique. Pelo Bayern, foi campeão da Liga dos Campeões em 3 ocasiões (1973-74, 1974-75 e 1975-76).

Ao sair do clube alemão, foi jogar ao lado de Pelé no New York Cosmos, dos Estados Unidos. Ele parou de jogar em 1984.

Carreira como treinador

Logo após a aposentadoria como jogador, ele se tornou treinador da seleção alemã. Como técnico, chegou à final da Copa de 1986 e venceu o torneio de 1990.

do Olympique de Marseille e do Bayern de Munique. Também ocupou cargos na Federação Alemã e na Fifa.

Beckenbauer foi um dos três no mundo a ganhar uma Copa como jogador e técnico (na Copa da Alemanha em 1974 e da Itália em 1990). Os outros dois são:

  • Zagallo, que morreu na última sexta-feira (6), ganhou como jogador as Copas de 1958 e 1962, como técnico a de 1970 e era coordenador em 1994.
  • Didier Deschamps (1998, na França, e 2018 na Rússia).

Investigação na Suíça

Beckenbauer foi parte do grupo que protocolou a candidatura da Alemanha para a Copa de 2006 e, depois, foi do comitê de organização do torneio.

Em 2017, o Ministério Público da Suíça abriu uma investigação para saber se a Alemanha comprou o direito de sediar a Copa de 2006. Beckenbauer foi investigado pelos promotores. O caso prescreveu antes de chegar a uma conclusão.

Além disso, em 2014, ele foi suspenso da Fifa por 90 dias porque não cooperou com investigações sobre as escolhas das sedes das Copas de 2018 e 2022.

Repercussão da morte

O ex-jogador Lothar Matthäus foi o capitão da seleção alemã campeã de 1990, um dos times comandados por Beckenbauer.

Ele afirmou ao jornal “Bild” que está em choque. “Eu sabia que Franz não estava bem de saúde. A morte dele é uma perda para o futebol e para a Alemanha inteira. Ele foi um dos maiores jogadores e um dos maiores técnicos”, afirmou Matthäus.

O ex-jogador inglês Gary Lineker também fez elogios ao alemão: “Ele foi um dos maiores no nosso jogo. O ‘kaiser’ foi o mais belo dos jogadores de futebol que tanhou tudo com charme”, disse ele.

A Bundesliga da Alemanha divulgou uma nota lamentando a morte. “A família da Bundesliga está devastada com a morte de Franz Beckenbauer. Um verdadeiro ícone do passado, do presente e de sempre”.

Imagens do alemão Franz Beckenbauer