Método para tornar café mais saboroso é comprovado cientificamente

Pesquisa comprova que método utilizado por aficionados por café para realçar o sabor da bebida realmente funciona - saiba qual é!

57

Um estudo realizado pela Universidade de Oregon investigou se a técnica de umedecer os grãos de café antes de moê-los – já bem conhecida entre os aficionados – resulta em uma bebida mais saborosa. A resposta foi positiva: o método é eficaz!

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Matter.

Por que molhar os grãos de café melhora o sabor da bebida?

  • A melhora no sabor do café com grãos umedecidos está associada à eletricidade estática.
  • O atrito entre os grãos durante a sua trituração é responsável por gerar essa forma de energia.
  • Ao umedecer os grãos com um pouco de água, é possível reduzir essa eletricidade estática.
  • Isso evita que os grãos grudem uns nos outros ou sejam expelidos para fora do moedor.
  • Além disso, a água consegue extrair mais sabor do pó úmido, realçando o gosto.
  • Segundo os pesquisadores, essa abordagem torna o processo de moagem mais lento, porém resulta em uma bebida consistente e saborosa

Tipos de grãos

A equipe de pesquisa conduziu o estudo utilizando diversos tipos de grãos de café, tanto de origem comercial quanto aqueles torrados em laboratório. Eles variavam em origem, tempo de torra e teor de umidade.

Os experimentos revelaram que os grãos de café mais secos e escuros têm maior propensão a se aglomerar durante a moagem do que os grãos mais claros. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre porque os grãos escuros quebram mais facilmente, enquanto os levemente torrados retêm mais umidade, não apresentando o mesmo efeito.

Qual a quantidade ideal de água para um bom café?

Christopher Hendon, químico de materiais da Universidade de Oregon e um dos autores do estudo, afirmou ao New Scientist que ideal é adicionar cerca de 20 microlitros de água por grama de café para aprimorar o sabor.

Apesar de ainda ser necessário realizar mais testes para compreender os efeitos da água em diferentes tipos de moedores e métodos de preparo, a conclusão é a mesma:

Alguns simples jatos de água resolvem os problemas de aglomeração, canalização e extrações ruins, ao mesmo tempo em que contribuem para a busca pelo café expresso mais saboroso.

Os cientistas acreditam que essas descobertas podem ser úteis em outros estudos de geofísica, podendo servir como base para investigar desde deslizamentos de terra até erupções vulcânicas ou o processo de infiltração da água no solo.