Ator de Parasita, filme vencedor do Oscar, morre aos 48 anos

Sun-kyun Lee foi encontrado em carro na noite de terça-feira (26)

89

Sun-kyun Lee, ator que interpretou Park Dong-ik em Parasita, filme vencedor do Oscar de 2020, foi encontrado morto em um carro na noite de terça-feira (26) — manhã de quarta (27) — na Coreia do Sul. De acordo com a Reuters, Lee foi achado inconsciente ao lado de briquetes de carvão. A causa da morte não foi divulgada. 

O que você precisa saber: 

  • Foi o empresário de Lee que relatou à polícia que o ator havia desaparecido de casa, deixando para trás o que parecia ser uma nota de suicídio; 
  • Ele estava sob investigação por uso de drogas ilegais como parte de uma iniciativa governamental de repressão às drogas; 
  • Lee foi interrogado três vezes devido alegações; 
  • Mais detalhes sobre a morte do membro do elenco de Parasita não foram divulgados. 

Conforme a agência de notícias Yonhap, quando foi questionado pela polícia sobre o uso de drogas, Lee disse que foi levado a consumir por uma recepcionista de bar em condições de chantagem. 

Nascido em 1975, o ator ficou mais conhecido após atuar em Parasita, filme dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho. O longa venceu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção em 2020. A produção acompanha a história de duas famílias de classes sociais bem distintas.   

Lee também desempenhou papéis principais em Helpless, thriller de 2012, e All About My Wife, de 2014, entre outros. 

Parasita foi inspirado na vida do próprio diretor 

Em 2022, Bong Joon-ho revelou como se inspirou na própria vida para criar o roteiro de Parasita. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o cineasta disse que viveu um momento bastante relevante para a história do longa.