“Geração Emprego” garante facilidade e praticidade na contratação de mão de obra no Estado

67

O Geração Emprego é um serviço do Governo de Rondônia, o qual tem beneficiado inúmeros cidadãos que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho, em todo o Estado. São quase 3.800 empresas cadastradas no sistema, que acreditam na parceria com o Poder Executivo para contratação de mão de obra.

Executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), o serviço oportuniza a ampliação de oportunidades para fortalecer a empregabilidade. O Geração Emprego também dá a chance aos cadastrados para receberem orientações no que tange à produção de currículo que seja mais atrativo e assim, participar de capacitações gratuitas.

A gerente de Recursos Humanos de uma rede de lojas do Estado, Cássia Meneghetti, contou sobre a parceria com o Governo de Rondônia, que possibilitou o cadastro no Geração Emprego, e por consequência, recebeu currículos de candidatos e realizou contratações por meio deste serviço.

“Entre os meses de outubro a dezembro, foram 50 currículos recebidos por meio do Geração Emprego, com a triagem sendo realizada pela equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A empresa realizou as entrevistas e logo depois, efetivou a contratação de 28 funcionários para as lojas de Porto Velho e interior”, explicou a gerente.

PARCERIA

A gerente, Cássia Meneghetti ressaltou ainda que, a parceria com o Sine Estadual foi importante na captação dos candidatos, por meio do Geração Emprego, que deu facilidade ao processo de entrevista e contratação dos novos funcionários. “Há um ano fizemos essa parceria após visita da equipe do Sine na empresa, quando foi explicado como funcionam todos os trâmites. Temos nossa própria plataforma, porém, com o ‘Geração Emprego’, conseguimos visualizar os candidatos disponíveis, e que de fato se encaixem nas vagas que estamos precisando”, salientou.

Um dos contratados de emprego temporário, Leandro Rodrigues afirmou que se surpreendeu por todo o processo, que envolveu o cadastro no Geração Emprego, até conquistar a vaga na empresa, por ter acontecido de forma rápida. “Achei tudo prático, ao contrário de outras plataformas, que pela demora, a gente acaba desistindo. Fiz o cadastro na plataforma para me candidatar à vaga, e dois dias depois recebi o contato da empresa.  Em mais alguns dias, estava fazendo o exame admissional para começar a trabalhar”, ressaltou.

EMPREGO TEMPORÁRIO

Sobre as contratações de fim de ano, Cássia Meneghetti explicou que todas são feitas de acordo com as normas regidas em lei. “Lembrando que se o funcionário tiver um bom desempenho, existe a possibilidade de o mesmo ser efetivado na empresa, será um talento que vai somar conosco”, declarou.