Calor provoca temporais pelo país; veja a previsão do tempo

62

A alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia grande parte do Nordeste,  parte do Sudeste e do Centro-Oeste diminuindo a umidade e as condições para chuva.

Mas com o calor intenso e a umidade do ar elevada, nuvens carregadas crescem sobre muitas áreas do Brasil e provocam fortes pancadas de chuva, mas de forma isolada.

As condições para chuva aumentam no Sul do Brasil por causa da formação de uma nova frente fria na costa da Região. Junto com esta frente fria vai haver a formação de um ciclone extratropical, mas que ficará em alto-mar e não terá influência direta sobre o Sul do Brasil.

A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Amapá.

Previsão do tempo para o Brasil para 07/12/2023- quinta-feira

Região Sul

As condições para chuva aumentam no Sul do Brasil por causa da formação de uma nova frente fria na costa da Região. Junto com esta frente fria vai haver a formação de um ciclone extratropical, mas que ficará em alto-mar e não terá influência direta sobre o Sul do Brasil . 

Apenas o sudoeste gaúcho, região de Uruguaiana, não terá chuva nesta quinta-feira. No sul do Rio Grande do Sul, chove de  forma passageira, mas o sol aparece na maior parte do dia.

Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina, no centro, oeste/sudoeste e sul do Paraná, o dia é com muitas nuvens e chove várias vezes, com possibilidade de alguns períodos de melhoria. Há risco de temporais. 

A Grande Curitiba, o litoral e o norte do Paraná, o Vale do Itajaí, o sul e o litoral de Santa Catarina têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

Região Sudeste

O ar continua quente sobre o Sudeste e o calor estimula a formação de nuvens carregadas em muitas áreas da Região. A alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia o norte do Rio De Janeiro, Espírito Santo, o centro, norte e o leste de Minas Gerais deixando o ar mais seco nestas regiões. Por isso, menos nuvens se formam, o sol fica forte o dia todo e não chove.

No Grande Rio e nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro e em todo o estado de São Paulo, o sol aparece forte, faz calor o dia todo e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

O risco de chuva forte aumenta em São Paulo por causa do calor de uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil. Esta frente fria vai passar pela costa paulista durante a sexta-feira.

Região Centro-Oeste

A alta pressão do Atlântico Sul ganha força sobre o Centro-Oeste deixando o ar mais seco e diminuindo a quantidade de nuvens carregadas sobre a Região. O calor aumenta em relação ao início da semana.

Em Goiânia e no centro, leste e nordeste de Goiás (região da Chapada dos Veadeiros) e no Distrito Federal, o dia é com sol e sem chuva.

Nas demais áreas de Goiás, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte, mas algumas pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, mas de forma isolada. 

Ainda há risco de chuva moderada a forte no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul e no norte e noroeste de Mato Grosso.

Região Nordeste

O ar fica mais seco sobre grande parte do Nordeste e baixa a umidade dificulta a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva.

No centro-sul do Ceará, no sul, centro e leste do Piauí, nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte o dia é com muito sol e algumas nuvens. Pancadas de chuva ocorrem no litoral, na zona da mata e no Agreste, da região de Ilhéus (BA) até o Rio Grande do Norte. Em geral, a chuva passageira e fraca, mas pode chover de forma moderada entre Salvador e Ilhéus, no litoral de Alagoas e de Pernambuco.

No Maranhão, no norte e oeste do Piauí e no norte do Ceará, o dia é com sol, calor e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Há possibilidade de chuva forte na divisa do Maranhão com o Tocantins.

Região Norte

O calor e a umidade do elevada geram nuvens carregadas sobre praticamente toda a Região Norte. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Amapá. 

Apenas o leste do Tocantins, divisa com a Bahia, tem um dia com sol e sem chuva. 

O tempo fica mais instável no extremo norte do Amapá, no norte, noroeste e leste do Amazonas e no oeste do Pará. Estas regiões têm sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora. Há risco de temporal.

Nas demais áreas do Amapá, Pará e do Amazonas, no Acre, em Rondônia, Roraima e no Tocantins (exceto no leste do estado), o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.

Alertas meteorológicos para 07/12/2023- quinta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Manaus, Porto Velho, Rio Branco Boa Vista, Belém, Macapá.

Aviso especial: risco de granizo em áreas isoladas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no nordeste e noroeste do Rio Grande do Sul (inclui serra), e, todas as regiões de Santa Catarina, sudoeste, sul e leste do Paraná (inclui Grande Curitiba), nas regiões paulistas da Grande São Paulo, litoral, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Mantiqueira, região de Sorocaba e de Campinas, extremo Sul de Minas (região de Extrema, Monte Verde, Passa Quatro), no leste, norte e noroeste do Amazonas, em Roraima, no centro, leste e sul do Pará, no extremo norte do Amapá.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, norte e noroeste do do Paraná, no centro, oeste, sudoeste e norte de São Paulo (exceto no Vale do Paraíba e Mantiqueira), no Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, no centro e sul do Rio de Janeiro (inclui Grande Rio e região serrana), no sul de Goiás, em quase todo o Mato Grosso do Sul (exceto no Pantanal), norte e noroeste de Mato Grosso, em Rondônia, no no Acre, no sudoeste, centro e sul do Amazonas, no centro, norte e leste do Pará, no norte e oeste do Tocantins, no Amapá (exceto no extremo norte do estado), na divisa do Maranhão com norte do Tocantins.

Atenção para chuva moderada no litoral da Bahia, entre Salvador e Ilhéus, no litoral de Alagoas e de Pernambuco.

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no sertão no Nordeste, no interior da Bahia, no sul e leste do Piauí, no norte/noroeste de Minas Gerais.