Idosos podem garantir meia passagem ou viajar gratuitamente em trechos interestaduais

69

Idosos podem viajar gratuitamente ou garantir meia passagem em viagens interestaduais, aquelas que são feitas de um estado para o outro. O benefício está disponível em Porto Velho através da Carteira da Pessoa Idosa, que pode ser solicitada por quem tem idade igual ou superior a 60 anos.

Para ter acesso à carteirinha, o idoso deverá estar inscrito no Cadastro Único dos programas sociais (CadÚnico), e comprovar renda individual mensal inferior ou igual a dois salários mínimos, caso possua. O idoso, ou representante familiar, deverá apresentar os documentos pessoais (RG e CPF), comprovantes de residência e de renda (se houver).

De acordo com o gerente do CadÚnico, Vitor Nascimento, foram emitidas 3.040 carteiras em Porto Velho este ano. O documento precisa ser renovado a cada dois anos, com exceção para idosos acima de 65 anos, que podem apenas apresentar o comprovante de renda para conseguir o desconto ou a gratuidade da passagem.

“As pessoas idosas têm direito a quatro vagas nos ônibus. Duas vagas são 50% do valor da passagem e duas têm que ser totalmente gratuitas. Então, para o idoso viajar de graça, ele tem que ir com antecedência fazer a reserva da passagem para garantir a gratuidade. Se for uma viagem em cima da hora, a empresa tem que liberar 50%. É assim que funciona a Carteira da Pessoa Idosa. Quem tem 65 anos, já está amparado por lei federal e não precisa da carteira. Basta apresentar o comprovante de renda na rodoviária, ou na estação de trem ou nos barcos, que essa carteira dá direito pros idosos viajar de ônibus, trem e barco”, explicou.

Vitor destaca ainda que a carteira pode ser feita por familiares, caso o idoso não tenha condições de ir até o CadÚnico. O documento é entregue na hora para aqueles que já são cadastrados no CadÚnico. Caso o cadastro seja pela primeira vez, o documento é emitido no período de 45 a 50 dias. Em Porto Velho, a Carteira da Pessoa Idosa pode ser feita na rua Quintino Bocaiúva, número 1424, bairro Olaria. O CadÚnico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.