Onda de calor: fim de semana terá fortes tempestades; veja estados em alerta

Após dias de calor extremo, Inmet alertou para “perigo potencial” em regiões sudeste e centro-oeste do Brasil

139

Após dias de temperaturas recordes devido a atual onda de calor no Brasil, algumas regiões devem agora enfrentar as fortes tempestades. De acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos sete estados e o Distrito Federal estão em “perigo potencial” para chuvas com rajadas de vento nos próximos dias — alguns lugares podem ter até granizo.

  • O Inmet alertou para a ocorrência de chuva forte em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, classificando alguns estados ao nível de “perigo potencial”; 
  • Entre eles estão: São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal; 
  • Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já vinham enfrentando tempestades, também estão em alerta, mas ao nível ainda mais alto — de “grande perigo”; 
  • Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro possuem chances de queda de granizo. 
  • O Inmet define o alerta de Perigo como o que exige atenção sobre condições meteorológicas e riscos que possam ser inevitáveis. Já o alerta de Grande Perigo se refere a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.  

A partir desta sexta-feira (17), o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis (forte difluência dos ventos), vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo. 

No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h. 

O órgão acrescentou que entre domingo (19) e segunda-feira (20) os temporais devem se espalhar pela região central do país. Há previsão de grandes volumes de chuva em São Paulo — especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba. 

Segundo o Climatempo, que corrobora com os alertas do Inmet, os temporais devem seguir intensos no Sul e se espalhar para as demais regiões do país ainda nesta sexta-feira (17), durando todo o fim de semana. 

Onda de calor no Brasil 

A atual onda de calor no Brasil, a quarta deste ano, colocou as temperaturas do país em níveis recordes na última semana. Embora o calorão seja comum nesse período do ano, devido à aproximação do verão, o cenário foi intensificado pelo fenômeno El Niño, além, claro, dos efeitos do aquecimento global. 

Uma queda substancial na temperatura poderá ser sentida apenas a partir de segunda-feira. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que quebraram recordes de calor na última semana, a expectativa é que a máxima caia 10 graus entre sábado e domingo.