Sistema Integrado de Convênios reforça monitoramento de bens entregues pelo Calha Norte

75

O Governo de Rondônia lançou uma ferramenta, denominada Sistema Integrado de Convênios (SIC), para o controle e gerenciamento de máquinas e implementos cedidos às prefeituras municipais, mediante convênios, e cujos recursos federais são transferidos através de emendas parlamentares.

O SIC desempenha um papel importante no gerenciamento de contratos firmados entre a Secretaria e os municípios, especialmente os contratos vinculados ao programa Calha Norte.

O Sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Informática da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e o titular da pasta, Luiz Paulo destacou a relevância dessa ferramenta tecnológica ao falar dos bens entregues às prefeituras. Foram investidos R$ 150.150.000,00 (cento e cinquenta milhões e cento e cinquenta mil reais) na aquisição de 1.870  máquinas, entre escavadeiras, caminhões, micro-ônibus, tratores, retro e escavadeiras, conveniados com os municípios. “É uma grande responsabilidade da Seagri e precisamos contar com a tecnologia para salvaguardar e gerenciar esses bens que são de domínio público”, disse.

Para o governador Marcos Rocha, Rondônia é exemplo nacional de transparência de suas ações públicas. “Esse sistema vai nos garantir o monitoramento desses equipamentos e comprovar sua eficácia na ponta, onde as pessoas mais precisam”, explicou.

O Sistema Integrado de Convênios permite o acompanhamento minucioso dos equipamentos entregues, gerando relatórios detalhados que englobam uma variedade de informações, desde as condições operacionais até o destino final dos bens. Segundo o servidor do Núcleo de Informática da Seagri, João Colares, “essa abordagem não apenas simplifica a coleta e organização de dados, mas também fortalece consideravelmente, nossa capacidade de fiscalização e gestão dos contratos”, pontuou.

O sistema da Seagri torna mais ágil a recuperação de informações, possibilitando acesso a dados essenciais. Isso se traduz em decisões mais informadas e estratégicas, contribuindo para uma gestão mais eficaz dos recursos e uma administração transparente.