Prefeitura de Porto Velho realiza 1ª Campanha de Descarte Correto de Resíduos Eletrônicos

A campanha também incluirá informações sobre os métodos de reciclagem e os perigos do descarte inadequado

139

Como parte do planejamento estratégico voltado para a responsabilidade ambiental e respeito à natureza, a Prefeitura de Porto Velho irá realizar nesta quarta-feira (1º), em parceria com o Instituto Descarte Correto, a 1ª Campanha de Descarte Correto de Resíduos Eletrônicos. O evento será no Skate Park, das 8h às 16h.

“Esta iniciativa não apenas endereça um desafio ambiental crucial, mas também alinha-se com a Lei Nº 14.479, de 21 de dezembro de 2022, reforçando o compromisso da cidade com práticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e responsável pela campanha, Robson Damasceno.

De acordo com o secretário, a Lei Nº 14.479 institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos e dispõe sobre o Programa Computadores para Inclusão digital, por meio de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC).

“Os equipamentos entregues serão avaliados, recondicionados e doados a escolas municipais. Os equipamentos não utilizados serão encaminhados para reciclagem e destinados corretamente, conforme prevê a Lei Federal nº 12.305/2010”, completou.

Também em cooperação com o Instituto Descarte Correto, a Sema fará, nesta terça-feira (31), a entrega de 20 computadores para duas escolas municipais, com objetivo de montar uma sala digital com computadores recondicionados.

Confira a lista dos resíduos que serão aceitos

COMPROMETIMENTO

Robson Damasceno ressaltou que, através desta campanha, a Prefeitura de Porto Velho demonstra seu comprometimento em atender a essas diretrizes, promovendo a reciclagem e a redução do impacto ambiental dos resíduos eletrônicos.

Para ele, o evento não somente facilitará o descarte apropriado de eletrônicos, mas também enfatiza a educação do público sobre a importância do cumprimento da legislação. A campanha também incluirá informações sobre os métodos de reciclagem, os perigos do descarte inadequado e a necessidade de adoção de hábitos sustentáveis.

“Se você tiver um desses resíduos acima, não sabe onde destinar, essa é uma oportunidade. Faça parte dessa ideia, recicle!”, pontuou o secretário da Sema, que aproveitou a oportunidade para agradecer e enaltecer a parceria com o Instituto Descarte Correto.

RESÍDUOS ACEITOS

– Computadores, monitores, teclados, mouses

– Telefones celulares e acessórios

– Equipamentos de áudio e vídeo

– Pequenos eletrodomésticos

– Pilhas e baterias