Vídeo: Em nível crítico, seca no Rio Madeira já compromete abastecimento de água de Porto Velho

A companhia pediu que os moradores passem a utilizar a água com mais responsabilidade

413

A estiagem que atinge a região de Porto Velho, está preocupando a Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia (Caerd) e os moradores da cidade. O nível do Rio Madeira, principal fonte de abastecimento de água da capital, chegou ao menor nível já registrado, com 1 metro e 15 centímetros.

As bombas que captam água do rio estão tendo dificuldades para entregar o líquido à estação de tratamento, o que pode levar a desabastecimentos em alguns bairros da cidade. A Caerd já está tomando medidas para garantir o abastecimento, como a redução da pressão da água e a intensificação dos serviços de manutenção das bombas.

A companhia também pede que os moradores da capital passem a utilizar a água com mais responsabilidade nessa época de seca.

Algumas dicas para economizar água incluem:

Fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar as mãos e a louça;

Tomar banhos mais curtos;

Reutilizar a água da máquina de lavar roupa e louça;

Evitar lavar calçadas e carros;

Instalar torneiras com temporizador.

A estiagem é um fenômeno natural que ocorre na região amazônica, mas nos últimos anos tem se tornado mais frequente e intensa. A mudança climática é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da frequência e intensidade das estiagens na Amazônia.