Nobel da Paz 2023: Quem é Narges Mohammadi, vencedora do prêmio, que está presa no Irã

Ativista, que luta contra a pena de morte e confinamento solitário no país, cumpre pena de 10 anos na cadeia

176

Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2023, entregue nesta sexta-feira (6), é uma ativista que passou a vida a fazer campanha pelos direitos humanos no Irã. Ela é apenas a 19ª mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Paz em mais de 120 anos de existência do prêmio.

Mohammadi foi prisioneira durante a maior parte das últimas duas décadas. Ela foi condenada repetidamente pela sua campanha incansável contra a pena de morte e o confinamento solitário — que teve de suportar durante semanas.

A ativista cumpre atualmente uma pena de 10 anos e 9 meses, acusada de ações contra a segurança nacional e propaganda contra o Estado.

Ela também foi condenada a 154 chicotadas, uma punição que grupos de direitos humanos acreditam que ainda não foi aplicada, além de proibições de viagens e outras restrições.

O prêmio foi atribuído pela 104ª vez nesta sexta-feira (6) e Mohammadi se juntou aos 140 vencedores anteriores.

O fato de Narges Mohammadi estar encarcerada na famosa prisão de Evin, na capital iraniana, Teerã, não impediu a sua luta.

Numa gravação de áudio feita dentro da cadeira, compartilhada com a CNN antes de Mohammadi receber o Nobel, ela pode ser ouvida liderando os gritos de “mulher, vida, liberdade” — o slogan do levante desencadeado no ano passado pela morte de Mahsa Amini sob custódia da polícia moral do Irã.