Prefeitura reafirma potencial da produção durante o “Dia de Campo da Mandioca”

Evento promovida pela Embrapa marcou lançamento de nova variedade de mandioca

133

Um dos municípios de maior expressão na agricultura estadual, Porto Velho participou, nesta sexta-feira (15), do Dia de Campo da Mandioca, evento realizado pela Embrapa Rondônia. O encontro, que reuniu produtores rurais, técnicos e outros agentes da cadeia de produção, discutiu métodos para se alcançar maior eficiência neste tipo de cultivo.

Entre os assuntos abordados no encontro, estiveram as novas culturas de manejo, controle de pragas, custos de produção, mercado, entre outros. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) comentou o crescimento e investimentos necessários para este tipo de cultura na região.

“A produção da mandioca foi despertada com muita força aqui em Porto Velho e isso exige que nós, enquanto agentes públicos, venhamos a somar forças com instituições importantes como a Embrapa para atender aquele que mais precisa, no caso o pequeno produtor. Garantir que eles produzam mais, com maior qualidade e num espaço menor. É o município entendendo que pode produzir mais e respeitando o meio ambiente, mas sem perder a qualidade”, afirmou o secretário da Semagric, Carlos Magno.

O titular da pasta lembrou, ainda, da recente aprovação do estatuto do Conselho de Desenvolvimento Rural Municipal que buscará discutir políticas públicas para o setor, como agregar valor à produção ligada à agricultura familiar e incentivos a estes agentes na comercialização dos produtos.

O evento também marcou o lançamento da BRS 1668, a primeira variedade de mandioca de mesa registrada para Rondônia desenvolvida pela Embrapa. A nova cultivar tem como características principais a boa produtividade, cozimento rápido, polpa amarela e sabor diferenciado.