Prefeitura promove coleta seletiva e doação de mudas de árvores no terceiro dia da Expovel 2023

Prefeito Hildon Chaves falou do simbolismo e urgência do tema

132

A coleta seletiva foi tema recorrente na Expovel 2023. Dada a importância e atualidade da temática, a Prefeitura de Porto Velho promoveu um momento especial no estande da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) na última sexta-feira (25).

“É muito sugestivo trazer esse tema para um evento de grande magnitude como a Expovel, que celebra a agropecuária e reúne, em único espaço, uma grande quantidade de visitantes que são orientados ao descarte correto de tudo que é consumido”, afirmou o prefeito Hildon Chaves em visita ao terceiro dia de exposição.

Desde o primeiro dia de evento, o município realiza palestras de incentivo à coleta seletiva e solidária na capital, e tem promovido uma ação estratégica sobre o tema em conjunto a Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel), responsável pela organização da exposição.

“Costuramos uma parceria da Semusb com a Sejucel para garantir que a cooperativa de catadores Catanorte faça a triagem e recolhimento dos materiais reciclados durante todo o evento. É um termômetro do novo momento que Porto Velho passará a vivenciar nos próximos meses, com a desativação do lixão e destinação correta dos resíduos sólidos”, acrescentou o secretário adjunto da Semusb, Ítalo Rodrigues.

O evento no estande da Semusb contou, ainda, com a doação de mudas de árvores nativas da região. A ideia é incentivar a arborização junto à coleta seletiva. Nos dois últimos dias de eventos, a Prefeitura efetuou a doação de 100 mudas de plantas.

A Prefeitura também tem contribuído com o evento de outras formas, realizando os trabalhos de limpeza e manutenção dentro e fora do Parque dos Tanques, onde ocorre a Expovel, determinou que a empresa que opera o transporte coletivo colocasse ônibus em horários estendidos,oferece apoio no trânsito, além do repasse no valor de R$ 500 mil para ajudar na realização da feira.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Ricardo Farias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)