Governo fará entrega do Sistema Interativo de Segurança-Totens em municípios de Rondônia

Ao todo serão entregues 24 Totens e 6 módulos de segurança nas três cidades

251

O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania-Sesdec, realiza entre os dias 8 e 10 de agosto a entrega do Sistema Interativo de Segurança, com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade, fortalecer as instituições de segurança pública, aumentar a presença do Estado em áreas vulneráveis, e diminuir o tempo de resposta no atendimento de ocorrências aos cidadãos. Serão contempladas as cidades de Ariquemes, Cacoal e Vilhena.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença dos postos de segurança em pontos estratégicos da cidade, proporciona uma maior visibilidade e presença das forças de segurança. “O sistema vai ajudar inibir potenciais atividades criminosas, e também oferecer um senso de segurança à população”, ressaltou.

O secretário de segurança pública, Felipe Vital, ressalta que a implementação do sistema contribuirá com a segurança das cidades. “A implementação de um sistema de segurança interativo é uma abordagem proativa para lidar com questões de segurança pública, buscando não apenas reagir a incidentes, mas também prevenir e mitigar riscos”, afirmou.

INVESTIMENTOS

Em Ariquemes, a entrega será feita no dia 8, no Quartel do 7º Batalhão da Polícia Militar; em Cacoal no dia 9, no Quartel do 4º BPM; e Vilhena no dia 10, no Quartel do 3º BPM. Cada município receberá um projeto composto por oito postos de segurança, dois módulos de segurança e uma central de monitoramento. O investimento feito pelo Governo do Estado para a realização desse projeto em cada cidade foi de R$ 1.924.560,00 (um milhão, novecentos e vinte e quatro mil e quinhentos e sessenta reais).

O sistema já está em pleno funcionamento nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná, e vem trazendo grandes resultados na redução do índice de criminalidade.

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça e Sesdec
Secom – Governo de Rondônia