Governador Marcos Rocha estreita laços comerciais durante reuniões no continente asiático

0
221

O estreitamento de laços comerciais para impulsionar a piscicultura e a pecuária rondoniense é fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, que compõe a comitiva do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além de parlamentares, governadores e empresários do agronegócio durante a missão no continente asiático, com reuniões sendo mantidas na Coreia do Sul e Japão.

A agenda no continente asiático teve início com a reunião com o Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais (Mafra) e no Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos (MFDS), em Seoul. A comitiva se encontra também com os representantes do Export-Import Bank of Korea.

“Durante reunião na Coreia do Sul falamos sobre investimentos e o estreitamento de laços entre os países. Apresentei os dados positivos do nosso Estado em relação ao agronegócio. Falei sobre a força da nossa piscicultura, do rebanho bovino e que Rondônia conseguiu triplicar a produção agrícola e mantendo o controle para que não ocorresse desmatamento”, disse Marcos Rocha que, inclusive, aproveitou a ocasião para convidar o ministro coreano para fazer uma visita ao Estado e conhecer de perto o potencial do agronegócio rondoniense.

Além da pauta positiva e do estreitamento de laços com os países asiáticos, a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, trata de oportunidade de investimentos no Brasil de forma sustentável em áreas degradadas de pastagens para a transformação em áreas agricultáveis.

ABERTURA

Após as reuniões na Coreia do Sul, a comitiva parte para o Japão. Em Tóquio, uma das principais ações é o debate sobre o protocolo sanitário acerca da gripe aviária. Na sexta-feira (28), se reúne com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) e Ministério da Saúde, Trabalho e Bem- Estar (MHLW).

“Também participei de uma reunião com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – ABIEC), e o Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura, onde tratamos da abertura do Mercado Asiático para carne e o tambaqui produzido em Rondônia. Trabalharemos em conjunto na execução dos projetos para expandir ainda mais a exportação da nossa carne e nosso tambaqui para outros mercados”, disse o governador que está acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo.