Quem é a herdeira da Disney presa após bloquear aeroporto

Ativista, Abigail foi presa em Nova York, nos EUA, em um protesto contra jatos particulares.

225

Abigail Disney tem 63 anos, cresceu em Los Angeles, nos EUA, estudou na Universidade de Yale e carrega um sobrenome que dispensa comentários. Na árvore genealógica da família, ela é sobrinha-neta de Walt Disney, um dos maiores produtores cinematográficos do mundo e criador do Mickey Mouse. Seu avô, Roy Disney, é irmão de Walt e um dos cofundadores do conglomerado de entretenimento.

Uma das herdeiras do império Disney, Abigail é também ativista. Na última sexta-feira (16), ela foi presa em Nova York em um protesto contra jatos particulares. Ela e outros ativistas bloquearam o aeroporto regional de East Hampton em Wainscott, Nova York, para protestar contra as “férias exclusivas de ricos investidores em combustíveis fósseis e poluidores que impulsionam a crise climática”, segundo o comunicado do grupo.

Também em comunicado, Abigail disse que “como uma pessoa que teve o privilégio de usar jatos particulares, sei que é difícil abrir mão de um luxo especial.”

Para além do ativismo climático, Abigail também tem como bandeira a taxação sobre riqueza. Em janeiro deste ano, ela se juntou a mais de 200 milionários que pediram, em uma carta aberta no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que eles sejam mais tributados “para o bem comum”.

Em entrevista à BBC, Abigail disse que já sentiu vergonha do sobrenome e que ficou “aborrecida” ao descobrir, aos 21 anos, que havia herdado US$ 10 milhões.

“Eu fiquei tão aborrecida, tão aborrecida. Eu diria até traumatizada com o número”, disse ela à jornalista Emily Webb no programa de rádio Outlook, em 2020.