Porto Velho prepara evento para apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Apresentação segue cronograma nacional estabelecido pela Força Aérea Brasileira

202

Porto Velho vai receber a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em um evento global com participação de, pelo menos, seis secretarias municipais. As aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, se apresentarão em um espetáculo gratuito que acontecerá na próxima sexta-feira (7), no Espaço Alternativo.

A ação vai acontecer em Porto Velho em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação. A organização do evento é feita pela Prefeitura da capital, em conjunto com a Base Aérea de Porto Velho (BAPV).

O grande espetáculo ficará por conta da Esquadrilha da Fumaça

No dia do evento, diversas atrações estarão disponíveis para o público a partir das 15h, tendo como ponto alto do dia o show das aeronaves às 16h30. Também haverá exposição de veículos e equipamentos da FAB, bem como de outras instituições militares. Conforme a FAB, a expectativa é reunir até 40 mil pessoas na apresentação.

No estande da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) será ofertado à população a imunização da gripe, aferição de pressão e tipagem sanguínea.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) levará recreações do Projeto Rua de Lazer, oferecendo futsal, basquete, pintura de papel, pintura facial, cabo de guerra e corrida de saco.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai oferecer em seu estande a exposição de todos os serviços educacionais da rede municipal, como distribuição de material gráfico, apresentação musical dos profissionais que atuam nos centros Municipais de Arte e Cultura Escola, divulgação das novas vagas dos cursos de dança, música, teatro e artes visuais para o segundo semestre deste ano, e a divulgação dos projetos e ações de fortalecimento da política de formação dos leitores e democratização do acesso à literatura.

Todos os envolvidos tem se reunido nos últimos preparativos para o evento

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) levará o Programa Giro Empreendedor através de uma feira de artesanato e gastronomia contemplando 16 empreendedores, um espaço promocional de turismo com a campanha “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, além de informações do Sine e o serviço do IMO (Intermediação de mão de obra do Sine Municipal).

Além disso, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) trabalhará com apoio para realização do evento, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) comandará o controle de fluxo e fechamento do trânsito em torno da região, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) vai realizar a limpeza do local e o controle dos ambulantes, e a Fundação Cultural (Funcultural) ofertará um trio elétrico, o gradil, três tendas e 22 banheiros químicos.

O momento mais esperado do dia será às 16h30, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de assistir a apresentação aérea narrada, abordando os nomes técnicos das manobras e demais curiosidades envolvendo pilotos e as aeronaves brasileiras. A apresentação segue um cronograma nacional estabelecido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para atender várias capitais e municípios brasileiros durante o mês de julho.

Além dos estandes das secretarias municipais, o evento contará com a participação do Governo do Estado e da Energisa.