Virgin Galactic completa 1º voo comercial ao espaço

0
285

A Virgin Galactic realizou nesta quinta-feira (29) a sua 1ª missão comercial ao espaço. A nave da empresa VSS Unity voou sozinha por cerca de 15 minutos e, então, retornou para o Spaceport America, aeroporto espacial no Novo México, nos Estados Unidos.

A decolagem aconteceu por volta das 11h30 (horário de Brasília), com a nave acoplada ao VMS Eve, como é conhecido o porta-aviões. Eles permaneceram juntos até atingir uma altitude de cerca de 14 quilômetros.

Em seguida, às 12h30, aproximadamente, a nave com os passageiros se desacoplou e, então, seguiu o voo sozinha até atingir cerca de 85 quilômetros de altitude. Veja abaixo o momento do pouso.

Voo espacial

O voo pode ser considerado espacial na definição dos Estados Unidos, que consideram 80 quilômetros de altitude como “início” do espaço. Organizações como a Federação Aeronáutica Internacional consideram como espaço o que está acima de 100 quilômetros, na chamada Linha de Kárman.

A missão Galactic 01 levou integrantes da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. O objetivo era realizar experimentos sobre microgravidade, que pode ser sentida durante parte do voo – saiba mais sobre a missão.

A viagem é o início de uma nova etapa para a Virgin Galactic. A empresa de turismo espacial realizou um voo suborbital em 2021 com o bilionário Richard Branson, dono da marca, e, agora, deve atender clientes que já pagaram para voar ao espaço.

Uma segunda missão comercial está marcada para agosto e, depois disso, a companhia planeja levar turistas ao espaço todos os meses.

O preço desta viagem não foi revelado, mas em novembro de 2021, a Virgin Galactic começou a venda de passagens por US$ 450 mil (cerca de R$ 2 milhões) cada uma. A empresa diz que tem mais de 800 passagens vendidas e que planeja realizar 400 voos por ano.

O voo foi comemorado pelo dono da Virgin Galatic, Richard Branson, em suas redes sociais. “Que voo fantástico! Um momento histórico – primeiro voo espacial comercial da @Virgingalactic concluído. Bom trabalho”, escreveu.

Passageiros da Galactic 01, missão que marca o 1º voo comercial da Virgin Galactic — Foto: Reprodução

Avião após primeiro voo comercial da Virgin Galactic ao espaço — Foto: Virgin Galactic/Divulgação

As diferenças entre as naves de turismo espacial da SpaceX, da Blue Origin e da Virgin Galactic — Foto: Arte/g1

A nave da Virgin Galactic — Foto: Arte/g1