Espaço “Peixes de Rondônia” trará palestras, degustação de pratos e inovações ao produtor rural durante a Rondônia Rural Show

465

Durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, cuja abertura acontece no próximo dia 22 de maio, às 9h30 no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. O visitante poderá participar de palestras, workshops, preparo e degustação de Tambaqui e outras espécies amazônicas, no Espaço “Peixes de Rondônia”. Conforme a programação da Secretaria de Estado de Agricultura – Seagri, o pavilhão dedicado ao pescado terá atividades nos seis dias da Feira de negócios.

O chef Helvécio Maciel, especialista em pratos à base de peixes exóticos, fará demonstrações de preparo do Tambaqui na parrilla, moqueado, defumado no “pit smoker” e levará ao público um menu de degustação, inclusive de ceviche de entrada, feito a partir do lombo do próprio Tambaqui.

Outro ponto alto do Espaço “Peixes de Rondônia” é a apresentação da técnica Marcela Mataveli, servidora da Embrapa Tocantins, que falará sobre piscicultura em realidade virtual, e apresentará o serviço de sexagem para Pirarucu e Tambaqui. A palestra e demonstração iniciam às 8h do dia 22. No mesmo dia, às 14h30, a nutricionista Estefania Queiroz Silva falará sobre a “Importância do consumo de Tambaqui – Qualidade e Benefícios à Saúde”.

O que fazer no Espaço Peixes de Rondônia?

Programação de palestras (22 a 27/5)

Demonstração da piscicultura em realidade virtual e sexagem do Tambaqui e Pirarucu (todos os dias às 8h);

Importância do consumo de Tambaqui (todos os dias às 14h30);

Apresentação do projeto de manejo sustentável de jacaré/Lago do Cuniã (todos os dias às 16h);

Programação do chef Helvécio no preparo de pratos à base de peixe

Dia 22/5: Preparo de Tambaqui na parrilla;

Dia 23/5: Prato de Tambaqui moqueado;

Dia 24/5: Churrasco de Pirarucu;

Dia 25/5: Tambaqui defumado;

Dia 26/5: Degustação de Pirarucu, Tambaqui e quibe de peixe;

Dia 27/5: Preparação de quibe de peixe para degustação;

Além dos pratos do chef Helvécio, a 10ª Rondônia Rural Show Internacional terá uma praça de alimentação exclusiva para o consumo de peixe Tambaqui, durante o evento. O visitante poderá almoçar a banda de Tambaqui assado.

Fique ligado às orientações:

Onde fica a Feira?

A Rondônia Rural Show Internacional fica no interior do Estado, na cidade de Ji-Paraná, distante da capital Porto Velho, 372,8 km via BR-364.

A Feira acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, às margens da BR-364. Os horários de pico na rodovia para acesso ao parque são das 7h às 10h e no retorno das 18h às 20h. O Centro Tecnológico contém um amplo estacionamento que comporta mais de dois mil veículos. Este ano, o acesso terá duas grandes entradas pela BR-364, uma no sentido Ji-Paraná e outro no sentido Presidente Médici.

Quais as dicas para visitação?

É bom que os visitantes usem sempre roupas e calçados confortáveis:

  • Tênis e botas;
  • Sapatos e sandálias sem salto;
  • Usar sempre protetor solar;
  • Óculos escuros;
  • Bonés e chapéus por causa do sol forte; e
  • Tomar bastante água.

A Programação completa acesse o site oficial do evento. https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/