Vai esfriar no Dia das Mães? Confira a previsão para o fim de semana

Inmet alerta para a ocorrência de geada no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Devido à combinação do calor e alta umidade, são esperados grandes acumulados de chuva no Norte.

246

O fim de semana será marcado por recordes de frio em capitais do país das regiões Sul e Sudeste do país e chuva intensa no Norte.

  • De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperada a incidência de geada na nos próximos dias no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Segundo a Climatempo, a madrugada do sábado (13) poderá ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre e em Vitória.
  • Durante a madrugada do domingo (14), Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo poderão ter recordes de baixa temperatura.
  • Também são esperadas chuvas intensas no Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Roraima, Amapá e Tocantins.

O grande volume de chuva nessas áreas da região Norte ocorre devido à combinação do calor e alta umidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ao longo da próxima semana também são esperados volumes expressivos de chuva ao leste da região Sudeste devido ao avanço da frente fria.

No sábado (13), Porto Alegre terá minima de 10ºC e máxima de 20ºC, apresentando uma tendência de queda em comparação com a semana anterior. Em Vitória, mín.18 ºC/máx. 23ºC, uma queda significativa em comparação com as temperaturas, quando a máxima chegou a 29ºC.

Já no domingo (14) em Belo Horizonte a previsão é de mín. 14°C/máx. 26°C. Em Curitiba, mín. 8°C/máx. 20°C; e São Paulo mín. 12°C/máx. 24°C

Veja abaixo a previsão de chuvas por região entre os dias 8 e 15 de maio:

  • Região Norte: deve chover em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 milímetros (mm) em áreas centrais e do noroeste do Amazonas, Roraima, parte do Amapá e em áreas pontuais do Pará.
  • Região Nordeste: são esperados volumes entre 40 mm e 60 mm no norte do Maranhão e litoral da Bahia. Já em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem ocorrer valores inferiores a 30 mm.
  • Região Centro-Oeste: o tempo seco vai predominar em grande parte da região, com chuvas mais localizadas e em forma de pancadas sobre o oeste de Mato Grosso.
  • Região Sudeste: a semana terá tempo quente e seco. No entanto, a passagem de uma frente fria em direção ao oceano vai contribuir para a ocorrência de chuvas no leste da região.
  • Região Sul: no início da semana, a previsão indica volumes inferiores a 40 mm no nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e sul do Paraná. Com o passar do tempo, a tendência é de diminuição das chuvas, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul.

Chuvas entre os dias 16 e 24 de maio

 Previsão de chuva para 2ª semana de maio. Tons mais quentes indicam maiores acumulados de chuva. — Foto: Reprodução/Inmet

A previsão indica acumulados de chuva superiores a 80 mm (tons em laranja) em grande parte da Região Norte, além do estado do Maranhão.

Já no sul da Região Norte, sul do Maranhão, oeste do Piauí, litoral do Ceará e Rio Grande do Norte, bem como em áreas pontuais do MATOPIBA (Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná), são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm (tons em verde). No Nordeste e Centro-Oeste não haverá precipitações.