Meteorito cai e atinge casa nos EUA

A queda do meteorito não deixou feridos e provavelmente está associada a chuva de meteoros Eta Aquariid, que acontece atualmente

417

Ontem, uma rocha metálica atingiu o telhado de uma casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e tudo indica que possa ser um meteorito. De acordo com o Departamento de Polícia de Hopewell Township, o objeto possuía cerca de 10 por 15 centímetro e a casa estava ocupada no momento da colisão, mas não houve feridos.

”Facilitamos uma reunião com um astrofísico e os residentes envolvidos. O objeto será testado em algum momento, mas com base no feedback que recebemos de vários telefonemas, parece que se trata de um meteorito neste momento.”

Entrada de meteoros na atmosfera

Anualmente, centenas de meteoros caem na Terra, com diversos tamanhos e formas. Os asteroides entram na atmosfera a cerca de 12 quilômetros por segundo, empurrando todo ar a sua frente e consequentemente superaquecendo. Isso faz com que a superfície da rocha vaporize.

À medida que a rocha adentra a atmosfera ela perde velocidade e queima cada vez mais, perdendo seu tamanho ou até mesmo podendo sumir completamente. Em asteroides grandes, com mais de 50 a 100 metros de diâmetro, geralmente a perda de velocidade não acontece, fazendo com eles sobrevivam e cheguem ao solo.

O meteorito que caiu em Nova Jersey provavelmente está associado à chuva de meteoros Eta Aquariid, que tem acontecido atualmente e teve seu pico no dia 6 de maio. Essa chuva é causada por pedaços do cometa Halley, que foram deixados para trás após sua aproximação com a Terra.

A queda da meteorito não comprometeu a estrutura da casa e nem expôs a família a materiais nocivos. De acordo com o departamento de polícia, os moradores estão seguros e as investigações sobre o incidente foram encerradas.